Fórum Couromoda 2017




Fórum Couromoda São Paulo Prêt-à-Porter  100% integrado à feira

Circuito de palestras integrado, dinâmico e interativo. Conteúdo e atualização em novo formato, dentro do pavilhão.
Localização: AV 08 com Boulevard 11


PRÉ PROGRAMA



Para tornar-se ainda mais assertivo em suas tomadas de decisão, o empresário do varejo calçadista requer dados confiáveis e indicativos de estratégias que se traduzam em melhores negócios. E é justamente esta a proposta da palestra que aborda a pesquisa “O Consumo brasileiro de calçados em 2016”. O evento integra o Fórum Couromoda 2017.

Apresentado por: ABLAC e COUROMODA

Local: Auditório 1
15 de Janeiro – Domingo – das 15h00 às 16h00 
16 de Janeiro – Segunda feira – das 15h00 às 16h00 
17 de Janeiro – Terça feira – das 15h00 às 16h00 
18 de Janeiro – Quarta feira – das 11h30 às 12h30

 

 
15 de Janeiro – Domingo

10h30 às 11h10 -  Auditório 2

A inteligência de vendas por trás do Visual Merchandising

Endrigo Pontes: Formado em Gestão do Processo Produtivo, com especialização em Design de Interiores e Visual Merchandising. Atua no varejo ha 19 anos, fez parte da equipe de grandes players de varejo e hoje está a frente da VITRAIL, empresa especializada na implantação do visual merchandising para varejo.

Sonia Paloschi: Bacharel em Comunicação Social pela FAAP, Pós Graduada em Comunicação e Marketing. Profissional com mais de 30 anos no varejo, com experiência em estratégias de marketing e reposicionamento de marcas. Integrou equipes de importantes empresas de varejo como C&A, Marisa, Riachuelo, Marisa entre outras. Atualmente está a frente da Purchase, empresa especializada em visual merchandising e marketing de varejo.



12h00 às 12h40 – Auditório 2

Os desafios de gerenciar obras de varejo com qualidade e economicamente sustentável

Eduardo Aguiar: Diretor administrativo da FAST GERENCIADORA E CONSTRUTORA, empresa especializada em obras de varejo. Nos últimos anos compartilhou sua expertise em mais de 100 lojas no Brasil por ano. Graduado em Publicidade e Propaganda pela Faculdade de Belas Artes, e Pós-Graduado pela FAAP.



13h00 às 13h40 – Auditório 2

Fashion Trends: materiais, shapes e detalhes

Joceli Oliveira: Formada em Gestão do Processo Produtivo do Vestuário pela Faculdade SENAI SP, com pós-graduação em Direção de Criação em Moda pela FAAP - Faculdade Armando Alvares Penteado. Trabalha há mais de vinte anos na indústria da moda, pesquisando, planejando e desenvolvendo produtos e matéria-prima e ministrando workshops e cursos para empresas e estudantes. Trabalhou em empresas como Shouder e NKstore / Talienk e atualmente desenvolve coleções para a Alcaçuz.Professora no curso de graduação em design de moda no Instituto Europeo de Design SP



15h00 às 15h40 – Auditório 2

Crise e retração também trazem oportunidades

Bruno Pompeu: Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, sócio fundador da Casa Semio, espaço de pesquisas em semiótica, e professor do Instituto Europeu di Design (IED-SP). Atua como consultor nas áreas de semiótica e tendências de comportamento e consumo, sempre procurando entender o que move as pessoas na hora de consumir.



16h00 às 16h40 – Auditório 2

Direcionamento criativo primavera – verão 2017/2018

Luciana Parisi: Profissional da indústria da moda com 30 anos de experiência em pesquisas de tendências e de comportamento, gestão e desenvolvimento de produtos, e suporte às áreas de marketing e comercial. Comanda seu escritório, Persona Consultoria de Moda, que presta assessoria às indústrias e importadores têxteis. Atua como conferencista no mercado de moda e é palestrante do Senac Moda Informação há mais de 15 anos.



16h00 às 17h00 – Auditório 1

Vários canais e um único atendimento

Samantha Schwarz: Gerente de operações na Infracommerce. Iniciou sua carreira na WGSN, fundou o Meu Stylist, plataforma pioneira de conteúdo e descontos em moda e viagens. Formada em Publicidade e Propaganda na FAAP, se especializou em Planejamento Estratégico na Miami Ad School, na Alemanha. Hoje é responsável por um dos departamentos mais importantes da principal empresa de fulcommerce do Brasil, com mais de 60 pessoas e cuidando de mais de 30 operações de grandes marcas como Ray Ban, Lança Perfume, Unilever, Ambev,  Danone, entre outras



17h00 às 17h40 – Auditório 2

Como seduzir seu consumidor

Cintia Lie: É arquiteta formada pela UEL, especialista em trade marketing e trabalha há 15 anos na área de retail design e visual merchandising. Atua como coordenadora do curso de Retail Design & Visual Merchandising, é professora de pos graduação de Design de Interiores no IED , Instituto Europeo di Design - São Paulo e Architec – Campinas, além de ministrar palestras e workshops no Sebrae e Senac.



18h00 às 18h40 – Auditório 2

Comportamento de consumo feminino – Moda, Acessórios e Beleza

Beth Salles: Palestrante do Senac Moda Informação; Avon Cosméticos -Seta Moda, Diretora Criativa da Empresa Beth Salles -Acessórios e Noiva e diretora Criativa da Empresa Luminax.
 


 

16 de Janeiro – Segunda feira 

10h30 às 11h10 – Auditório 2

Os desafios de gerenciar obras de varejo com qualidade e economicamente sustentável

Eduardo Aguiar: Diretor administrativo da FAST GERENCIADORA E CONSTRUTORA, empresa especializada em obras de varejo. Nos últimos anos compartilhou sua expertise em mais de 100 lojas no Brasil por ano. Graduado em Publicidade e Propaganda pela Faculdade de Belas Artes, e Pós-Graduado pela FAAP.



12h00 às 12h40 -  Auditório 2

A inteligência de vendas por trás do Visual Merchandising

Endrigo Pontes: Formado em Gestão do Processo Produtivo, com especialização em Design de Interiores e Visual Merchandising. Atua no varejo ha 19 anos, fez parte da equipe de grandes players de varejo e hoje está a frente da VITRAIL, empresa especializada na implantação do visual merchandising para varejo.

Sonia Paloschi: Bacharel em Comunicação Social pela FAAP, Pós Graduada em Comunicação e Marketing. Profissional com mais de 30 anos no varejo, com experiência em estratégias de marketing e reposicionamento de marcas. Integrou equipes de importantes empresas de varejo como C&A, Marisa, Riachuelo, Marisa entre outras. Atualmente está a frente da Purchase, empresa especializada em visual merchandising e marketing de varejo.


 
13h00 às 13h40 – Auditório 2

 Varejo de moda no Brasil - Momento atual: desafios e oportunidades

Claudio Pessanha: Arquiteto e Diretor Comercial Marcas , formado nos USA em Moda , MKT e Varejo.  Com vivência em empresas /marcas como, Macys (USA), Zoomp , Dopping , Comask,  Grupo Inbrands (Mandi, G Star e Alexandre Herchcovitch) e TVZ ; atualmente. Professor de Gestão de Varejo na faculdade IED.



14h00 às 14h40 – Auditório 2

Que bolsa é essa?

Raul Vieira: Designer de produto pós-graduado em Design de Calçados e Bolsas pelo IED São Paulo. Possui 9 anos de experiência no mercado de moda, atuando tanto no segmento de vestuário quanto no de acessórios, passando por empresas como Carmim, desenvolvendo produtos para Everlast e Red Nose. Atualmente, além de seu trabalho como designer na Fellipe Krein, ministra aulas de desenvolvimento de coleção de bolsas no IED São Paulo e realiza projetos com a Moum House Creative Design Studio.



15h00 às 15h40 – Auditório 2

A franquia como possibilidade de expansão - Estudos de casos vencedores

Danilo Andreoli: Especialista em Franchising, atua no segmento há mais de duas décadas; Trabalhou na formatação, expansão e gestão de marcas brasileiras e internacionais tendo participado de mais de 400 projetos de consultoria e assessoria.



16h00 às 16h40 – Auditório 2

Que sapato vem ai?

Meline Moumdjian: Com 27 anos de experiência em projetos diversificados e de diferentes escalas, seu percurso como designer de acessórios, passa pelo mercado do luxo, fast fashion e abrange também o desenvolvimento de produto. Formada em Comunicação Visual, é idealizadora, coordenadora e professora do curso de pós graduação em Design de Calçados e Bolsas do Instituto Europeu di Design (desde 2008), assim como dos cursos de extensão voltados a este segmento.



16h00 às 17h00 – Auditório 1

Tendências em e-commerce

Fabio Fialho: Diretor Comercial da Infracommerce, líder LATAM em full service para e-commerce. Há 14 anos trabalhando com e-commerce - focado em indústrias, operações e comercial -, Fialho é professor do programa de MBA de Varejo da Universidade Positivo e de cursos na Universidade Buscapé, Impacta, Internet Innovation, além de contribuir assiduamente com a mídia especializada e gerais com foco em inovação e comércio digital.



17h00 às 17h40 – Auditório 2

Como construir demanda e valor no varejo de moda

Edinho Vasques: Fundador da GLOW Assessoria em Marketing e Publicidade é formado em Marketing pela Souther Alberta Institute of Technology em Calgary no Canadá, fez o Programa de Desenvolvimento de Dirigentes pela PAEX de SC desenvolvido e ministrado pela Faculdade Dom Cabral, foi diretor de marketing da Dudalina por 10 anos, gestor de marketing da Colcci, Zoop e Hugo Boss do Brasil



17h00 às 18h00 – Auditório 1

Tecnologia do Conforto em Calçados

Ms. Eduardo Wust: Coordenador do Laboratório de Ensaios em Biomecânica do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçados e Artefatos - IBTeC, é especialista em Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia e mestre em Ciências do Movimento Humano - Biomecânica. Conta com experiência em Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia, Biomecânica, Fisioterapia Desportiva, Locomoção Humana e Biomecânica da Corrida.



18h00 às 18h40 – Auditório 2

Jeanswear - a renovação do eterno!

Maria José Orione: Graduada em Engenharia Mecânica Têxtil pela Faculdade de Engenharia Industrial – FEI, com especialização em Máquinas Têxteis pela Scuola Superiore Macanotessile e Tessile, de Podenone, Itália. Pós-graduada em Administração Industrial pela Fundação Vanzolini – USP, possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Cursou Digital Marketing e o Programa de Mentoring, Coaching e certificação de Consultores de Marketing na Madia Marketing School e participou do Strategic Leadership Program in company – INSEAD.


 

17 de Janeiro – Terça feira

10h30 às 11h10 – Auditório 2

Tendências de Tecnologia aplicadas ao Varejo

Charles Betito Filho: Com mais de 20 anos de experiência no mercado de marketing e tecnologia, é sócio e fundador da Hive Marketing Technology, desenvolvedora de plataformas digitais que há dez anos atua com grandes clientes. Formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, possui cursos de especialização em Finanças Corporativas na Universidade da Califórnia.



12h00 às 12h40 – Auditório 2 

As novas tecnologias para o varejo na busca de resultados

Alex Marques: Analista de Sistemas com especialização em Gestão da Tecnologia da Informação. Diretor Comercial da Data System - Softwares Inteligentes, atuando a mais de 14 anos atuando como especialista em soluções tecnológicas para o varejo de Calçados e Confecções.


13h00 às 13h40 – Auditório 2

Venda além da loja - A importância das redes sociais no consumo

Fabio Monnerati: Consultor de marketing do Sebrae RJ, gerente de markenting da grife fitness CCM e influenciador digital do blog Über Fashion.



14h00 às 14h40 – Auditório 2

Marketing, e agora?

Patricia Sant'anna: Fundadora e Diretora de Pesquisa da Tendere - Pesquisa de Tendências e Soluções Criativas, atua como pesquisadora e consultora estratégica para economia e indústria criativa. Já atendeu Itaú Cultural, Samsung, Eucatex, Masisa, Ceci Joias, FIESP, FIEMG, IBGM, Pelisson Têxtil, entre outras empresas e instituições. É responsável pela confecção dos relatórios de tendências para Brasil e Hemisfério Sul da Tendere. Leciona no IED SP e Faculdade Santa Marcelina



15h00 às 15h40 – Auditório 2

Moda como negócio - Idéias de quem conquista o presente e amplia o futuro

Silvio Chadad: Formado em Administração de Empresas pela FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado) com especialização em Marketing de Moda. Trabalha no setor desde 1975, é diretor da Resolução Assessoria de Moda. Alguns clientes atendidos: ABIT, Contex (Comite da cadeia têxtil da FIESP) Sebrae, Senac Moda SP, Hering,  Warner Bros., Grupo Paramont,Melissa, Trifil, Victor Hugo, Patachou, Cholet,, Shop 126, Afghan, Vide Bula, Miss Bela, Lança Perfume, Equus, Dopping,  Le Postiche, Vicunha, Santanense, Puket, Fruit de la Passion,  TipTop, Natura, Herbalife, Tekla, Armadillo, Blue Man, Concept Têxtil, Grupo Couromoda, Fashion Business RJ entre outros.



16h00 às 16h40 – Auditório 2

Foco no Lifestyle!

Juliana Lopes: Foi correspondente internacional de jornalismo de moda para os sites UOL e FFW e pesquisadora de tendências para o portal Use Fashion. Foi professora de Moda Contemporânea, Tendências e Lifestyle no IED de Milão. Tem mestrado na Accademia di Belle Arti di Brera, de Milão. É professora de Imagem de Moda do IED São Paulo e atua como consultora.

 



16h00 às 17h00 – Auditório 1

Eficiência em lojas físicas

Francisco Forbes: fundador e CEO da Seed, líder em analytics para lojas físcas no Brasil. Foi um dos fundadores da Infracommerce, uma das principais empresas de comercio eletrônico da América Latina. Forbes é conselheiro de startups e grandes empresas. Ministra cursos sobre inovação, empreendedorismo e gestão na FGV, ESPM e Univesrsidade Positivo.



17h00 às 17h40 – Auditório 2

Gestão de pessoas - O desafio de gerar comprometimento e reter talentos

Marcio Silveira



17h00 às 18h00 – Auditório 1

Substâncias Restritivas em Calçados

Dr. Valdir Soldi: Vice-Presidente Executivo do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçados e Artefatos - IBTeC, é formado em Licenciatura, Mestrado Doutorado e Pós-Doutorado em Química. Atualmente é Professor Associado atuando como pesquisador e orientador nos Programas de Pós-Graduação em Química e Engenharia e Ciência dos Materiais da Universidade Federal de Santa Catarina. Atua no estudo das propriedades físico-químicas de polímeros (caracterização, efeitos de aditivos, estabilidade), com ênfase em: filmes e biofilmes aplicados à área de alimentos e na incorporação e liberação controlada de princípios ativos, e, no estudo de sistemas nano-estruturados (nanopartículas, micelas) obtidos a partir de copolímeros em bloco para aplicação no transporte e liberação de fármacos.



18h00 às 18h40 – Auditório 2

Como construir marcas queridas

Caio Esteves: Em 2015 fundou a PLACES FOR US, 1º empresa especializada em Place Branding do Brasil, e também uma das primeiras startups certificadas com o selo BCorp | Pendente de impacto social no país. Colaborador e membro do conselho consultivo do City Nation Place- UK e Membro do Institute of Place Management de Manchester- UK. Professor de de branding nos cursos de pós-graduação e MBAs do IED-SP.

 

18 de Janeiro – Quarta feira 


10h30 às 11h10 – Auditório 2

As novas tecnologias para o varejo na busca de resultados

Alex Marques: Analista de Sistemas com especialização em Gestão da Tecnologia da Informação. Diretor Comercial da Data System - Softwares Inteligentes, atuando a mais de 14 anos atuando como especialista em soluções tecnológicas para o varejo de Calçados e Confecções.



12h00 às 12h40 – Auditório 2

Tecnologias que realmente funcionam na Gestão de Categoria para o varejo.

Charles Betito Filho: Com mais de 20 anos de experiência no mercado de marketing e tecnologia, é sócio e fundador da Hive Marketing Technology, desenvolvedora de plataformas digitais que há dez anos atua com grandes clientes. Formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, possui cursos de especialização em Finanças Corporativas na Universidade da Califórnia.




 

 



16/01 – Segunda-feira


12h00 às 12h30 – Auditório 1
TEMA: Storytelling aplicado a Moda | PALESTRANTE: Adriana Galli

13h00 às 13h30 – Auditório 1
TEMA: Marketing Sensorial | PALESTRANTE: Ana Paula Costa

14h00 às 14h30 – Auditório 1
TEMA: Marketing Internacional | PALESTRANTE: Lucio de Carli


17/01 - terça-feira

12h00 às 12h30 – Auditório 1
TEMA: Marketing Trends 2017 | PALESTRANTE: Genaro Galli

13h00 às 13h30 – Auditório 1
TEMA: Experiência do Cliente | PALESTRANTE: Artur Vasconcellos

14h00 às 14h30 – Auditório 1
TEMA: Design Estratégico Aplicado a Economia Criativa | PALESTRANTE: Luciane Zorzo