Home > Notícias
15/12/2016

Conglomerados do mercado de luxo

CAROLINA BOARI
Especialista em mercado de luxo


Antes, o mercado de luxo era produzido por pequenas empresas familiares que montavam seus artigos em pequena escala e de forma artesanal. Hoje em dia, esse modelo cedeu espaço aos conglomerados do luxo, ou seja, grupos globalizados que controlam várias marcas renomadas. Para sobreviver nesse ramo competitivo, a única saída é tornar-se parte de um grupo maior e dominante que possa administrar a marca. Algumas marcas de luxo podem apresentar balanços deficitários e, por isso, a opção para essas marcas é fazer parte dos conglomerados do luxo.

O principal resultado da transformação no cenário do mercado de luxo é a criação de produtos que conservam características como: a qualidade, a excelência e a tradição. Mas esses produtos devem ser fabricados em maior quantidade, ser acessíveis a uma parcela maior de consumidores. Ainda assim, raros o suficiente para conservar a aura de exclusividade e o preço elevado.

O mercado deixou de ser administrado por pequenas famílias e tornou-se um conglomerado com dimensão global. Quando as complexas estruturas de management permitiram que as marcas se desenvolvessem em cenários culturais, econômicos e sociais distintos, os estilistas, que já representavam o auge do sucesso de uma marca, nesse momento, tornam-se coadjuvantes no processo de globalização e capitalização do mercado de luxo.

Nesse segmento há três conglomerados principais: LVMH, Kering e Richemont. Háainda outro grande grupo ativo no mercado de luxo, como o Estée Lauder Companies, cujas principais marcas são Estée Lauder, Aramis, La Mer, Aveda, Jo Malone, Clinique, Coach, Ermenegildo Zegna, MAC e Michael Kors.

Não só eu, mas também vários estudiosos do mercado de luxo, consideramos o LVMH (Moët Hennessy Louis Vuitton) líder do segmento de luxo, sendo o maior produtor de artigos desse mercado. O grupo se diferencia através de uma estratégia de valor, prestigiando a modernização de produtos e marcas. Assim, desenvolve-se a capacidade de produção, bem como de investimentos contínuos em comunicação.

Grupo PPR tornou-se Kering
O Grupo PPR tornou-se Kering, a troca de nome ocorreu em função da transformação do negócio, que deixou de ser um conglomerado diversificado e tornou-se um grupo coeso, integrado e internacional. A Fundação Kering tem como um dos seus focos principais dedicar-se à luta contra a violência doméstica. No que tange à sustentabilidade, a holding afirma que implementou uma política de produção mais comprometida com o meio ambiente.

O Richemont, criado em 1988, tem sua sede na Suíça, presidido por Johann Rupert, empenha-se no comércio de bens de luxo pela internet, responsável pela net-a-porter, varejista de moda de luxo online. O grupo preserva a autonomia de suas marcas com a filosofia de investir nelas, mesmo quando não apresentam alta lucratividade. Cada maison é responsável pelo desenvolvimento de produtos e de comunicação adequados para sua promoção.

Há ainda grupos menores, como o Prada, Ferragamo e poucas marcas que permanecem independentes, como a Dolce&Gabbana e Giorgio Armani. A principal desvantagem para as marcas independentes é a questão de credibilidade, pois não é possível omitir como os produtos são feitos, tampouco qual o desempenho financeiro da marca, fatos que podem abalar sua reputação junto ao mercado e ao consumidor. Essa situação pode ser mais bem contornada pelos conglomerados, pois conseguem revelar um balanço global, que inclui todas as marcas na tentativa de disfarçar possíveis fracassos.

Mais sobre Carolina Boari
Pesquisadora do mercado de luxo. Trabalha na divulgação de tendências nacionais e internacionais da área. Com larga experiência internacional, Carolina traz informações sobre o mercado do luxo para quem deseja estar por dentro das novidades e inovações e possui conhecimento em comunicação do mercado de luxo e o consumidor, com ênfase em teoria semiótica para análise de campanhas publicitárias, lojas, produtos, ações de marketing especificas desse setor.

 

Últimas Notícias

Notícias da Couromoda
E-commerce: mudanças no cenário e tendências são tema de palestra do Fórum
18/01/2017 15:01
Notícias da Couromoda
Do minimalismo ao exagero bolsas reproduzem o espírito do momento
18/01/2017 15:01
Lançamentos e Moda
Nova coleção Luz da Lua traz praticidade sofisticada ao dia a dia
18/01/2017 15:01
Notícias da Couromoda
Marketing e Vendas: Patrícia Sant’anna fala sobre estratégias em tempos de crise
18/01/2017 11:01
Notícias da Couromoda
Compradores colombianos falam sobre a qualidade do calçado brasileiro
17/01/2017 19:01
Notícias do Setor
Brasil é único país no mundo que atesta cientificamente o conforto no calçado
17/01/2017 14:01

MAIS NOVIDADES