Notícias

Tel.:(11) 3897-6100

pt
en
es

COUROMODA 2024

Todos os serviços para sua participação na Couromoda.

VIAGEM E HOSPEDAGEM

Oportunidade de atualização com os principais temas do mercado.

CREDENCIAMENTO EMPRESARIAL

Garanta sua credencial para a mais importante feira de calçados da América Latina.

SÃO PAULO PRÊT-À-PORTER

Feira Internacional de Negócios para Indústria de Moda, Confecções e Acessórios.

Notícias da Couromoda

Calçado no Mundo

Notícias do Setor

Colunista

Lançamentos e Moda

Mídia

Facebook
Twitter
Pinterest
[wpavefrsz-resizer]

A literatura e a moda: a estranha relação entre as palavras e as roupas

“O que a literatura e a moda possuem em comum no processo de criação e na investigação do pensamento?”. A partir desta inquietação, o filósofo e escritor Brunno Almeida Maia (Unifesp – Universidade Federal de São Paulo) e o chapeleiro Eduardo Laurino (FASM – Faculdades Santa Marcelina) criaram a oficina gratuita “A literatura e a moda: a estranha relação entre as palavras e as roupas”. Destinada a todos que desejam pensar e estudar a moda, a atividade, com dez encontros, acontece na Casa da Palavra Mário Quintana, em Santo André (SP).

A oficina irá abordar a história da moda, a partir do ponto de vista da literatura, da filosofia, da discussão de gêneros e da escrita de si como criação de liberdade. Com linguagem híbrida, transitando entre a diversidade de narrativas e literalidades nos campos da moda, da filosofia, da sociologia e da literatura, a oficina faz uso de plataformas visuais, imagéticas e sonoras, e traça uma possível relação entre o ato de tecer, bordar e costurar (tradição material) com o ato de narrar e contar histórias (tradição oral), como transformação e escrita de si do indivíduo durante o narrar e o tecer.
 
Referências
Para resgatar a relação entre o pontilhado da agulha no tecido e da tinta de caneta no papel, os ministrantes passarão por um “guarda roupas” de escritores, filósofos e pensadores, que se debruçaram sobre a questão, como Virginia Woolf, Honoré de Balzac, Gustave Flaubert, Marcel Proust, Oscar Wilde, Marina Colasanti, Machado de Assis, Platão, Ovídio, Clarice Lispector, Roland Barthes, Charles Perrault, Charles Dickens, Peter Stallybrass, Homero e Gilles Deleuze, entre outros.

Também será abordado o conceito de “Escrita de Si”. Partindo do estudo da relação do conceito de escrita de si (técnicas de subjetivação na escrita), do filósofo francês Michel Foucault e das análises de Walter Benjamin sobre a modernidade, suas cidades, fantasmagorias, personagens e espaços outros de subjetividades, a oficina relaciona, ainda, diferentes constelações literárias, como o romance ficcional, o conto, a crônica, a poesia, a historiografia da moda, textos filosóficos, sociológicos e tratados de história da arte no ocidente, para buscar o entendimento de como estes suportes ajudam na construção da escrita de si no ato da criação ou na vida, através de uma estética da existência.

Ao longo da oficina, paralelo aos debates teóricos, os estudantes construirão um caderno de artista/diário visual (petit cahier), a partir de suas memórias, lembranças, desejos e vivências, como suporte linguístico e imagético para futuras criações, sejam elas nas áreas de moda, literatura, teatro, cinema, dança ou, simplesmente, no ato da recriação da vida.

Público-alvo: Estudante, profissionais de moda, artes plásticas, fotografia, cinema, teatro, literatura, filosofia, sociologia, dança e performances e interessados nas temáticas abordadas, a partir de 16 anos.

Serviço:
Local: Casa da Palavra Mário Quintana
Endereço: Praça do Carmo, 171 – Centro – Santo André, SP. Próximo à estação de trem Prefeito Celso Daniel (Linha 10 Turquesa da CPTM)
Telefones: (11) 4427-7701/ 4437-3526
Funcionamento: de terça a sexta, das 9h às 22h; sábados das 8h às 17h
Inscrição: Somente por e-mail, de 10 a 25 de março de 2015. O interessado deve encaminhar no corpo do e-mail, as seguintes informações: Nome completo; data de nascimento, idade, profissão, endereço completo, telefones para contato, e-mail e como ficou sabendo da atividade
E-mail: casadapalavra@santoandre.sp.gov.br
Seleção: Oficina Gratuita. Primeiros inscritos (30 vagas)
Período: 26 de março a 30 de abril de 2015 (terças e quintas-feiras, das 19h às 22h)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS NOVIDADES