Notícias

Tel.:(11) 3897-6100

pt
en
es

COUROMODA 2024

Todos os serviços para sua participação na Couromoda.

VIAGEM E HOSPEDAGEM

Oportunidade de atualização com os principais temas do mercado.

CREDENCIAMENTO EMPRESARIAL

Garanta sua credencial para a mais importante feira de calçados da América Latina.

SÃO PAULO PRÊT-À-PORTER

Feira Internacional de Negócios para Indústria de Moda, Confecções e Acessórios.

Notícias da Couromoda

Calçado no Mundo

Notícias do Setor

Colunista

Lançamentos e Moda

Mídia

Facebook
Twitter
Pinterest
[wpavefrsz-resizer]

Caminho para a inovação do setor coureiro-calçadista

Presidente da ACIF, José Alexandre Carmo Jorge; presidente do Sindifranca, José Carlos Brigagão do Couto; diretor da Couromoda, Jeferson Santos; presidente da Câmara Municipal, o vereador José Eurípedes Jepy Pereira

Durante o evento Happy Hour com Tecnologia, realizado pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC), em 15 de maio, os empresários do Vale do Sinos/RS que buscam aumentar a competitividade de seus negócios através de pesquisa e inovação tiveram a oportunidade de conhecer o caminho para a obtenção de recursos públicos.

A presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), Nádya Pesce da Silveira, relacionou os editais que possuem afinidade com as demandas do segmento coureiro-calçadista. "Os projetos submetidos à análise podem ser tanto referentes a produtos ou processos quanto a serviços inovadores".

A Fapergs é a principal agência de fomento à pesquisa no Rio Grande do Sul, interligando 175 instituições de ensino e pesquisa, financiando bolsistas, doutores e empresas por meio do repasse de recursos. A presidente do órgão disse que a intenção é aproximar-se ainda mais dos centros tecnológicos e das empresas e informou que, para saber quais são os editais em aberto e como participar, os interessados devem buscar informações junto ao IBTeC ou acessar o site www.fapergs.rs.gov.br.

O vice-presidente executivo do IBTeC, Dr. Valdir Soldi, explicou que os recursos disponibilizados pelos editais, muitos inclusive a fundo perdido, são um instrumento importante para alavancar o processo de inovação nas empresas. Soldi lembra que o Instituto tem uma unidade estruturada especificamente para auxiliar os empresários na elaboração de propostas e desenvolvimento de projetos, acompanhando desde a identificação de quais são os editais em que cada empresa pode se enquadrar até o encaminhamento da proposta à Fapergs.

"Mais do que auxiliar tecnicamente, o IBTeC promove a estruturação de redes de cooperação científica entre laboratórios nacionais e internacionais, universidades e institutos de pesquisa, resultando em propostas mais consistentes, aumentando os índices de aprovação", assegura Soldi.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS NOVIDADES