Notícias

Tel.:(11) 3897-6100

pt
en
es

COUROMODA 2024

Todos os serviços para sua participação na Couromoda.

VIAGEM E HOSPEDAGEM

Oportunidade de atualização com os principais temas do mercado.

CREDENCIAMENTO EMPRESARIAL

Garanta sua credencial para a mais importante feira de calçados da América Latina.

SÃO PAULO PRÊT-À-PORTER

Feira Internacional de Negócios para Indústria de Moda, Confecções e Acessórios.

Notícias da Couromoda

Calçado no Mundo

Notícias do Setor

Colunista

Lançamentos e Moda

Mídia

Facebook
Twitter
Pinterest
[wpavefrsz-resizer]

CDL certificará a Loja Sustentável 2012

A sustentabilidade é um dos assuntos mais debatidos atualmente, inclusive no varejo. Os consumidores estão atentos ao tema e buscam, cada vez mais, por produtos ecologicamente corretos. Para o varejo, sustentabilidade tem a ver com a perenidade dos negócios. Tem relação não só com o aproveitamento de recursos naturais, mas com a manutenção de um negócio ambientalmente responsável para que as gerações futuras possam usufruir dos resultados e de uma sociedade mais consciente coletivamente.

Dentro deste cenário mundial de consciência coletiva, a CDL Porto Alegre/RS promove uma certificação para o varejo chamada Loja Sustentável. O programa Certificação Loja Sustentável tem como objetivo promover a integração da agenda de crescimento econômico do setor varejista com o desenvolvimento sustentável.

Realizado em parceria com a EDS Engenharia e Desenvolvimento Sustentável, o programa busca incorporar os princípios da responsabilidade socioambiental nas atividades da administração empresarial, através do estímulo e reconhecimento de ações que podem incluir desde uma mudança nos investimentos, compras e contratações de serviços prestados, passando pela sensibilização e capacitação dos funcionários, gestão adequada dos recursos naturais utilizados e gestão de resíduos gerados, até a promoção da melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho.

“Atualmente já há empresas que adotam medidas de preservação ambiental, mas isso nem sempre é reconhecido”, afirma Gustavo Schifino, presidente da CDL Porto Alegre. O objetivo da entidade é expor essa imagem positiva das boas práticas que são realizadas no varejo e, principalmente, agir como influenciador do segmento no que tange ao tema proposto, para que mais empresas possam adotar medidas sustentáveis.

Aspectos relacionados à sustentabilidade que podem ser inscritos como projetos são administração empresarial sustentável, investimentos eco-eficientes, compras verdes, contratações de serviços eco-eficientes, gestão adequada dos recursos naturais utilizados e resíduos gerados, sensibilização e capacitação dos funcionários em relação à sustentabilidade e promoção da melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Podem participar empresas legalmente constituídas, em dia com suas obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, que tenham no mínimo seis meses de existência e sejam associadas da CDL Porto Alegre. A inscrição deverá ser feita individualmente por loja que desenvolva a prática e/ou projeto de sustentabilidade, a qual deverá estar em operação até o momento da visita técnica e contemplar ações que promovam a sustentabilidade da própria atividade da loja.

A inscrição deve ser feita até dia 21 de se setembro e a avaliação dos projetos ocorrerá até 26 de outubro. A divulgação do resultado final será feita no dia 16 de novembro. A CDL Porto Alegre irá eleger as melhores práticas inscritas no programa Certificação Loja Sustentável, sendo que as lojas com classificação igual ou superior a “Satisfatório” irão receber o selo “Loja Sustentável 2012”. O Troféu Loja Sustentável será entregue à melhor loja, ou seja, à loja mais sustentável.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS NOVIDADES