Notícias

Tel.:(11) 3897-6100

pt
en
es

COUROMODA 2024

Todos os serviços para sua participação na Couromoda.

VIAGEM E HOSPEDAGEM

Oportunidade de atualização com os principais temas do mercado.

CREDENCIAMENTO EMPRESARIAL

Garanta sua credencial para a mais importante feira de calçados da América Latina.

SÃO PAULO PRÊT-À-PORTER

Feira Internacional de Negócios para Indústria de Moda, Confecções e Acessórios.

Notícias da Couromoda

Calçado no Mundo

Notícias do Setor

Colunista

Lançamentos e Moda

Mídia

Facebook
Twitter
Pinterest
[wpavefrsz-resizer]

Cônsul da Couromoda defende a qualificação do atendimento no varejo

Há 16 anos, Marcelo Sebastião Dantas é representante comercial. Encantado pela agilidade nos processos e possibilidades que o mercado calçadista oferece, ele abraçou facilmente a profissão que lhe foi apresentada por um amigo.

Entre as alegrias da carreira, afirma que a maior delas é realizar “uma venda com substância”. Ou seja, saber a necessidade do cliente, planejar a abordagem e surpreender com o produto certo. “Também sinto muita satisfação quando algum cliente consegue expandir, abrir novas lojas e fazer com que seus filhos se engajem na continuidade da empresa, pois já vi algumas redes com muito potencial ficarem pelo caminho por não haver quem desse prosseguimento ao negócio”, conta.

Com sede no Rio de Janeiro, Dantas atua na Cidade Maravilhosa, na região da Grande Rio e no interior do Estado. Junto com três prepostos, representa as marcas Mariner, de calçados masculinos, e Andaime e Liberfree, do segmento feminino.

A cada ano, o escritório do Cônsul da Couromoda intermedia a venda de 200 mil pares de sapatos. E o grande desafio para chegar a este montante é conquistar o cliente. “Hoje, dificilmente o cliente está disponível para lhe atender como antes. Os horários de atendimento são mais curtos, enquanto as linhas de produtos que as fábricas oferecem são maiores. Mesmo com toda a tecnologia que temos, como catálogos virtuais e pedidos online, este ainda é um impasse”, revela.

Ao mesmo tempo, garante, os profissionais de vendas estão tendo que se especializar e realmente conhecer o que vendem, pois os compradores estão mais preparados e exigentes. “Daí a necessidade de nós, representantes, visitarmos nossas fábricas com frequência, passando informações de campo, e também frequentar congressos e palestras”, aconselha.

Evolução
“Fui convidado em 2012 para ser Cônsul da Couromoda. Desde então, consegui enxergar uma empresa que realmente eleva o conceito da minha profissão, que em alguns aspectos é desvalorizada e colocada em um nível abaixo do que realmente o nosso mercado representa. O seu desempenho está no mais alto nível, levando o setor a lhe acompanhar. Sem contar nas pessoas interessantíssimas que passei a conhecer, desde a própria diretoria da feira, com seus colaboradores, à própria equipe de cônsules, que, sem dúvida, contribui muito para minha evolução”, relata.

O futuro é agora
O representante garante: o futuro do calçado brasileiro já está acontecendo. O progresso é identificado em produtos mais elaborados, focando no conforto e design; no pós-venda das fábricas, mais participativo e eficiente; na profissionalização da classe de representantes; e no melhor atendimento do varejo.                              

Recado para os lojistas
Proponho aos amigos lojistas que se empenhem em proporcionar cursos e palestras aos seus vendedores, pois a maior reclamação que ouço é que ‘hoje em dia, não temos mão de obra’. As pessoas querem aprender para evoluir, e para isso precisam de canais de ensinamentos. Vender calçados no varejo não é exatamente fácil, visto que, por exemplo, alguns produtos têm valor elevado por serem da linha conforto. Outros, mesmo que feitos em material sintético, oferecem muita qualidade. Também temos artigos especiais, como palmilhas para diabéticos. É fundamental que o vendedor tenha o devido conhecimento sobre todas estas especificações para que possa orientar o consumidor e, consequentemente, aumentar as vendas”, orienta Dantas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS NOVIDADES