Notícias

Tel.:(11) 3897-6100

pt
en
es

COUROMODA 2024

Todos os serviços para sua participação na Couromoda.

VIAGEM E HOSPEDAGEM

Oportunidade de atualização com os principais temas do mercado.

CREDENCIAMENTO EMPRESARIAL

Garanta sua credencial para a mais importante feira de calçados da América Latina.

SÃO PAULO PRÊT-À-PORTER

Feira Internacional de Negócios para Indústria de Moda, Confecções e Acessórios.

Notícias da Couromoda

Calçado no Mundo

Notícias do Setor

Colunista

Lançamentos e Moda

Mídia

Facebook
Twitter
Pinterest
[wpavefrsz-resizer]

Defesa do mercado interno é prioridade do governo federal

O Ministro Interino do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Alessandro Teixeira, recebeu aplausos dos presentes na abertura da 39ª Couromoda ao enfatizar que a proteção ao mercado interno é prioridade do governo federal. “Não vamos titubear na defesa da indústria nacional e na criação de condições para o fortalecimento do mercado interno”, disse.

Segundo o Ministro, o objetivo é assegurar que o crescimento verificado nos últimos anos se mantenha nos próximos e impedir que produtos estrangeiros prejudiquem a venda dos fabricados no Brasil. A base da expansão, segundo o ministro, é o consumo das famílias, que cresceu 7,5% em 2011 e teve reflexos sobre as vendas de produtos como o calçado. Em todo o País, já foram gerados 12 milhões de empregos e edificadas 18 milhões de novas habitações, resultado do aumento do poder aquisitivo da nova classe média.

Têxteis e calçados são considerados pilares para o crescimento da economia, por isso vão receber atenção especial. Conforme Teixeira, o governo federal tem clareza das dificuldades enfrentadas por ambos, como a concorrência de importados e a perda de mercados no exterior, que estão sendo combatidas com medidas definidas em conjunto com entidades que os representam. Novas medidas estão em fase final de definição e devem ser anunciadas em breve, possivelmente ainda neste semestre.

“2012 será um ano de grandes desafios para o setor privado e o governo federal. O Brasil é cada vez mais o centro de atenções de investidores internacionais, que planejam direcionar para o país US$ 60 bilhões, montante duas vezes maior que o de 2011. O número de projetos de investimentos externos chega de 800 e envolve diferentes áreas de interesse, o que mostra os desafios que o setor produtivo terá pela frente este ano”, destacou Alessandro Teixeira.

O Ministro interino, encerrou seu discurso dizendo que “com o crescimento, o Brasil deverá chegar à quinta posição entre as maiores economias mundiais até 2013 e ter um mercado interno cada vez mais pujante, capaz de dar grande impulso à produção e venda de diversos produtos”.

Leia também:
• Couromoda é a demonstração da pujança do setor coureiro-calçadista
• Abicalçados destaca preocupação com crescimento das importações
• Couromoda marca o inicio das vendas do setor
• Couromoda é a feira do emprego e das vendas
• Setor de calçados e confecção são responsáveis por 6,8% do PIB da indústria de transformação
• Autoridades prestigiam a Couromoda
• Semana de Negócios movimenta a economia da cidade de São Paulo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS NOVIDADES