Notícias

Tel.:(11) 3897-6100

pt
en
es

COUROMODA 2024

Todos os serviços para sua participação na Couromoda.

VIAGEM E HOSPEDAGEM

Oportunidade de atualização com os principais temas do mercado.

CREDENCIAMENTO EMPRESARIAL

Garanta sua credencial para a mais importante feira de calçados da América Latina.

SÃO PAULO PRÊT-À-PORTER

Feira Internacional de Negócios para Indústria de Moda, Confecções e Acessórios.

Notícias da Couromoda

Calçado no Mundo

Notícias do Setor

Colunista

Lançamentos e Moda

Mídia

Facebook
Twitter
Pinterest
[wpavefrsz-resizer]

Duas fashionistas que apostam na inovação

A história de batalha e sucesso de duas profissionais da moda, foi o tema da palestra apresentada pela estilista Isabela Capeto e a jornalista e fotógrafa Ana Clara Garmendia, no Painel Moda & Comportamento, que aconteceu em Novo Hamburgo/RS.

Durante a palestra, elas mostram o caminho que percorreram até alcançar uma posição de destaque em suas respectivas profissões e obter o reconhecimento do público que compra seus modelos ou acompanha seu blog.

Formada pela Academia de Moda de Florença, Isabela possui uma maneira única de criar, baseada em museus e livros. Cada peça desenvolvida, como ela diz, é uma obra de arte, cuja produção pode levar meses. A riqueza de detalhes dos vestidos, por exemplo – como os bordados – e a diferenciação de cada modelo explicam a demora e evidenciam o romantismo característico da grife.

O processo de criação, além da equipe da estilista, envolve bordadeiras da Comunidade de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, onde a marca tem sede. “Todos os materiais que utilizamos são 100% brasileiros. Valorizamos a diversidade que temos à disposição em nosso País”, afirma Isabela.

A marca Isabela Capeto completa dez anos em 2013. Nos primeiros seis anos, cresceu rapidamente graças ao caráter inovador de suas peças, vendidas em mais de 50 países. No Brasil, atraiu o interesse de empresas como Grendene, Renner, C&A e Maria Bonita, para quem criou coleções exclusivas. Nos últimos três, entretanto, sob o comando de um grupo financeiro que havia a adquirido, enfrentou dificuldades. Fechou lojas, perdeu mercado e teve que se reinventar.

De volta ao comando de Isabela desde 2011, a marca iniciou uma nova fase. Mantém o estilo inovador e consagrado de antes, mas agora aposta em parcerias ONGs e comunidades e direciona seu trabalho também a um novo público, as classes C e D, que, segundo ela, adoram o glamour das criações, como ocorreu recentemente com a coleção de jaqueta tingidas, bordadas e rendadas, cujas 30 peças foram vendidas rapidamente.
Outra novidade é o lançamento da marca Ibo, toda à base de tecidos e aviamentos antigos. Para 2013, a estilista pretende abrir uma loja em São Paulo, ingressar no segmento de atacado e retomar as exportações, além de apostar numa linha de caixas de costura, bandejas e outras peças.

A retomada do mercado externo, aliás, tem um significado especial para Isabela. A grife iniciou as exportações antes mesmo de vender no mercado brasileiro. No exterior, participou de showroom em Paris e conquistou clientes em vários países com a estratégia da exclusividade.

Fotógrafo, jornalista e blogueira

Nascida no Rio Grande do Sul, Ana Clara Garmendia atua no segmento de moda desde 1991. Há seis anos, mora em Paris, onde percorre ruas, acompanha desfiles e observa os hábitos das pessoas. Com base nisso, produz fotos e reportagens para a Vogue Brasil, o Jornal Gazeta do Povo (Curitiba/PR), outros veículos e seu próprio blog de moda. A especialidade de Ana Clara é a moda das ruas, sempre retratada nas matérias que produz, que agradam a um grande público.

Com a experiência adquirida na capital francesa, ela antecipa algumas das principais tendências em vestuário e calçados femininos para as próximas temporadas. Um dos destaques é o camuflado, que faz referência à natureza e pode ser misturado com estampas de animais, flores e metais, resultando numa bela combinação. “As ruas francesas evidenciam uma mistura de tudo isso para o verão 2012/2013”, afirma.

Outra tendência é a volta dos caps e o uso de jóias na cabeça, evidenciando, ao mesmo tempo, luxo e simplicidade. O cabelo, por sua vez, também ganha evidência com o uso de redes e borboletas. “Sem sombra de dúvida, no próximo verão valerá a pena investir mais na cabeça”, enfatiza.

Nos vestidos, broches e bijuterias enormes serão marcantes. Já aos pés, o salto médio dominará os sapatos de luxo, que terão muitas pedras e cristais. Já para o dia a dia, os escarpins, mais simples, serão os preferidos. Este ano, como ocorre na Europa, a simplicidade é a tônica das criações das grandes marcas internacionais. Louis Vuitton diminuiu o tamanho de suas bolsas e aposta em modelos monocromáticos, básicos e clássicos. Já Christian Dior prioriza a suavidade de suas peças.

Depois de um período em que as cores estiveram em alta, o preto total volta ao cenário da moda. “As pessoas cansaram da mistura de cores e, agora, valorizam novamente o minimalismo”, dia Ana Clara. Segundo ela, no regresso o preto traz consigo transparências e sobreposições, que fazem referência à sensualidade da mulher.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS NOVIDADES