Notícias

Tel.:(11) 3897-6100

pt
en
es

COUROMODA 2024

Todos os serviços para sua participação na Couromoda.

VIAGEM E HOSPEDAGEM

Oportunidade de atualização com os principais temas do mercado.

CREDENCIAMENTO EMPRESARIAL

Garanta sua credencial para a mais importante feira de calçados da América Latina.

SÃO PAULO PRÊT-À-PORTER

Feira Internacional de Negócios para Indústria de Moda, Confecções e Acessórios.

Notícias da Couromoda

Calçado no Mundo

Notícias do Setor

Colunista

Lançamentos e Moda

Mídia

Facebook
Twitter
Pinterest
[wpavefrsz-resizer]

Empresas têm apoio do governo gaúcho e da Câmara Federal

Representando o governador Tarso Genro na cerimônia de abertura da Couromoda, o presidente do Banco de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (Badesul), Marcelo Lopes, destacou o pioneirismo do Estado na participação da Couromoda. Empresas como Werner, Kildare, Bibi e Piccadilly se fazem presentes desde a primeira edição, em 1973, e atualmente 40% dos expositores da feira são gaúchos.

Parte deles, sobretudo micro e pequenos fabricantes de calçados e artefatos, participam da feira com incentivos financeiros da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI), que subsidia parcialmente os custos de locação de estandes. Em 2013, o governo gaúcho ampliou o apoio ao setor de confecções, que está representado na São Paulo Prêt-à-Porter com 20 empresas.

O apoio às empresas, conforme Lopes, integra os conceitos da nova política industrial do RS, vigente desde 2010, que não se restringe à discussão tributária, mas envolve ações de promoção comercial, oportunizando a geração de novos negócios às empresas gaúchas no país e no exterior, que assim têm oportunidade de desenvolvimento e crescimento.

Com as ações de incentivo aos setores empresariais, ressalta o presidente do Badesul, o Rio Grande do Sul deverá crescer a níveis superiores aos projetados para o país em 2013. Enquanto a economia nacional deverá expandir-se de 3% a 4%, o PIB gaúcho deverá registrar elevação de 4,5%. “Acreditamos fortemente nesta possibilidade e estamos ampliando os incentivos ao setor empresarial, contribuindo, assim, para que o Estado torne-se mais forte economicamente e o Brasil deixe de ser o país do futuro para ser uma nação vigorosa já no presente”, finalizou Marcelo Lopes.

O deputado federal Ronaldo Zulke, representante do presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, disse que, a exemplo de Pelé, craque do futebol brasileiro, Francisco e Waleska Santos – fundadores e dirigentes da Couromoda – são os craques do setor de feiras no Brasil. A definição foi aplaudida pelo público, reconhecendo a atuação de ambos em prol da cadeia produtiva do calçado há 40 anos.
Zulke disse que a Câmara Federal está e sempre estará junto do setor para o atendimento às suas reivindicações. A Frente Parlamentar Calçadista, liderada por Renato Molling, teve atuação de destaque para a adoção de medidas antidumping aos calçados de origem chinesa e assim agirá para evitar a triangulação, mecanismo através do qual calçados e componentes chineses vêm sendo enviados ao Brasil para fugir à taxação imposta pelo governo brasileiro.

A exemplo de Lopes, Zulke também tem expectativa de um crescimento superior do setor em 2013. “O aumento deve ser de 4,5% a 5%”, enfatiza o deputado, que considera essencial a articulação entre prefeituras, governos estaduais e governo federal para a definição de medidas capazes de impulsionar o desenvolvimento econômico em níveis superiores aos atuais.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS NOVIDADES