Notícias

Tel.:(11) 3897-6100

pt
en
es

COUROMODA 2024

Todos os serviços para sua participação na Couromoda.

VIAGEM E HOSPEDAGEM

Oportunidade de atualização com os principais temas do mercado.

CREDENCIAMENTO EMPRESARIAL

Garanta sua credencial para a mais importante feira de calçados da América Latina.

SÃO PAULO PRÊT-À-PORTER

Feira Internacional de Negócios para Indústria de Moda, Confecções e Acessórios.

Notícias da Couromoda

Calçado no Mundo

Notícias do Setor

Colunista

Lançamentos e Moda

Mídia

Facebook
Twitter
Pinterest
[wpavefrsz-resizer]

Eventos de calçados e artefatos de couro na Europa: data certa ou feira certa?

Lorenzo Raggi
Fotoshoe Group Milão
Especial para www.couromoda.com

No mês de junho na Europa iniciam-se as feiras de moda e as de calçados. O circuito termina no final de setembro, depois de quatro meses de eventos para propor as coleções de primavera-verão 2013.
Não será um tanto demasiado?
É certo que o papel de cada evento é decididamente distinto, tanto em termos de expositores, como de visitantes. Como por exemplo, a Exporiva Schuh realizada em meados de junho, em Riva del Garda na Itália, que nada tem em comum com a simultânea Pitti Uomo de Florença.
A primeira está voltada exclusivamente para o setor de calçados de grande distribuição mundial, seus 1.200 expositores provêm de todo o mundo com uma oferta de preço baixo/médio. Já a Pitti Uomo baseia-se, principalmente, no vestuário destinado a boutiques e a oferta de acessórios (calçados, bolsas, pastas, artigos de viagem, peles e cintos). Tem como foco o vestuário e não, em princípio, lojas especializadas em calçados.

Ainda sobre as feiras, onde vestuário e acessórios se encontram para propor, sobretudo, produtos para o universo das boutiques, não se pode deixar de mencionar a alemã Bread & Butter (4/6 julho) e a francesa Who’s Next – Pret à Porter Paris (30 junho – 3 julho). São dois eventos ligados principalmente ao mundo do vestuário, mas com ótima presença de calçados e peleteria, especialmente na feira de Paris.

Falamos agora das feiras de setembro dedicadas única e exclusivamente ao calçado e à peleteria: GDS, na Alemanha; Micam ShoEvent e Mipel na Itália.

Embora se fale em antecipar as feiras, GDS e Micam já confirmaram suas datas para 2013 sem mover um milímetro seus calendários (setembro e março). Consideradas, unanimemente, como as duas feiras mais importantes e ponto de referência para compradores de todo o mundo, embora afetadas pela atual crise, elas mantêm seu papel de liderança. A
Micam representa o principal momento da moda e o mesmo acontece com Mipel quanto à peleteria e artigos de viagem.

Diante de mudanças e crises no mercado; e ao pensarmos em todas as faixas de preço, o que realmente desejam ou desejariam as empresas para melhorar suas relações com os mercados em um período tão difícil e delicado?

A resposta deve ponderar que as várias propostas de moda têm cronogramas muito diferentes. Assim, se a grande distribuição deve contatar seus fornecedores muito antecipadamente, a boutique de alta classe deve, primeiro, ver como e para onde caminha a moda (do vestuário), antes de adquirir seus calçados. E, além disso, as empresas não produzem apenas duas coleções por ano, mas estão orientadas para propor cada vez mais contínuas novidades que se diferenciam, inclusive, de acordo com os mercados de destino.

O certo é que as feiras de padrão internacional continuam sendo um momento imprescindível para o setor: Micam, GDS e Mipel ainda são a plataforma de lançamentos das tendências e novidades mais importantes para todo o mercado, assim como são Couromoda e Francal, na América do Sul.

Devemos destacar que estas feiras continuam sendo um momento indispensável para troca de informações, relacionamento com profissionais do setor e compradores de todo o mundo, além de entenderem as necessidades de seus mercados de referência.

Sendo assim, qual a data certa? Acreditamos que, além da data, devemos levar em consideração o conceito de feira certa. Micam – GDS – Mipel têm estas duas características, seja pela qualidade, seja pela quantidade de expositores e visitantes.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS NOVIDADES