Notícias

Tel.:(11) 3897-6100

pt
en
es

COUROMODA 2024

Todos os serviços para sua participação na Couromoda.

VIAGEM E HOSPEDAGEM

Oportunidade de atualização com os principais temas do mercado.

CREDENCIAMENTO EMPRESARIAL

Garanta sua credencial para a mais importante feira de calçados da América Latina.

SÃO PAULO PRÊT-À-PORTER

Feira Internacional de Negócios para Indústria de Moda, Confecções e Acessórios.

Notícias da Couromoda

Calçado no Mundo

Notícias do Setor

Colunista

Lançamentos e Moda

Mídia

Facebook
Twitter
Pinterest
[wpavefrsz-resizer]

Exportação com marca própria é relativamente recente para o Brasil

Depois de muitos anos concentrando a maioria absoluta de suas operações internacionais no sistema de private label – em que as marcas compram a produção em determinados centros -, o Brasil experimenta uma recente nova fase das exportações na qual as grifes nacionais chegam diretamente às vitrines no exterior. Esta mudança de paradigma foi referenciada pelo presidente-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Heitor Klein, durante o 5º Congresso Mundial do Calçado.

Klein participou da mesa redonda “De que Maneira as Companhias Adaptam suas Estratégias para os Novos Gostos e Aspirações dos Consumidores”, juntamente com Alejandro Tamez, diretor da Câmara da Indústria de Calçados de Guanajuato (México); Diego Rossetti, diretor da Fratelli Rossetti (Itália); Basílio Morón, diretor da Callaghan (Espanha), William Wong,  vice-presidente da Associação Calçadista de Hong Kong; e Giulio Finzi, secretário geral da NETCOMM (Itália).

Diversificação de destinos
O executivo brasileiro apresentou o programa Brazilian Footwear, braço internacional da Abicalçados mantido em parceria com a Apex-Brasil e que foi responsável por um incremento significativo de novos mercados para o calçado verde-amarelo desde o ano 2000. Klein contou que a presença do calçado brasileiro com marca própria é relativamente recente e teve apoio fundamental do programa de apoio às exportações. "Antes vendíamos na modalidade private label, sem marca própria, uma realidade que mudou com o Brazilian Footwear. Hoje estamos presentes em mais de 150 países e o nosso foco é consolidar a reputação do Brasil como um bom fornecedor de calçados com marca própria para o mercado internacional", ressaltou o dirigente, acrescentando que o segmento tem conseguido cumprir a missão através da cultura do design, com desenho e valor agregado. Conforme Klein, o Brasil, por intermédio de seus sapatos, também exporta seu estilo de vida, muito admirado em todo o mundo.

Sobre o Congresso Mundial do Calçado
A 5a edição do Congresso Mundial do Calçado foi uma realização da Confederação Europeia do Calçado (CEC), em conjunto com a Câmara da Indústria do Calçado do Estado de Guanajuato (CICEG) e a Associação Nacional dos Fornecedores para a Indústria de Calçados (Anpic). O evento teve a Couromoda como uma das patrocinadoras platinum e contou com mais de 670 participantes ligados ao segmento calçadista em nível mundial, 51 painelistas e 32 países representados.


Por: Mauro Moraes | GBM Comunicação

Leia também:
Tecnologias, processos e normatizações em prol do calçado em nível internacional
Ásia desacelera e tradicionais produtores globais podem retomar espaço

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS NOVIDADES