Notícias

Tel.:(11) 3897-6100

pt
en
es

COUROMODA 2024

Todos os serviços para sua participação na Couromoda.

VIAGEM E HOSPEDAGEM

Oportunidade de atualização com os principais temas do mercado.

CREDENCIAMENTO EMPRESARIAL

Garanta sua credencial para a mais importante feira de calçados da América Latina.

SÃO PAULO PRÊT-À-PORTER

Feira Internacional de Negócios para Indústria de Moda, Confecções e Acessórios.

Notícias da Couromoda

Calçado no Mundo

Notícias do Setor

Colunista

Lançamentos e Moda

Mídia

Facebook
Twitter
Pinterest
[wpavefrsz-resizer]

Exposição traz toda a beleza do trabalho das rendeiras brasileiras

Começou essa semana, no museu A CASA, em São Paulo, a exposição “RENDA-SE”, com curadoria de Dudu Bertholini e com a participação de designers de moda e comunidades rendeiras de vários Estados no Brasil.

O projeto parte do princípio de que o encontro entre estilistas renomados e comunidades de artesãs rendeiras pode contribuir com a promoção da identidade brasileira na moda e da autossustentabilidade das artesãs. Artesãos de diversas regiões do país detêm um saber-fazer tradicional único e extremamente rico. Porém vivem, muitas vezes, em condições de grande pobreza e vulnerabilidade. É necessário valorizar o objeto de produção artesanal.

“Trabalhamos na confecção destes looks, todos elaborados e exclusivos. Documentamos todo o projeto em vídeo, que estará exposto e fotografamos os looks na modelo Fernanda Tavares, em imagens assinadas pelo fotógrafo Guilherme Licurgo,” explica Dudu.

O projeto foi realizado em duas etapas: A primeira se iniciou em 2012 e destinou-se à criação e produção dos looks através da parceria entre os estilistas e as rendeiras. A segunda será a apresentação dos resultados desta parceria e sua divulgação na mídia nacional através da exposição.

“Os estilistas contemporâneos brasileiros trabalham hoje para fortalecer o DNA da moda nacional e torná-lo relevante no mundo todo. As rendeiras, em um caminho inverso, preservam a memória cultural de nosso país de forma preciosa e intimista, respeitando suas tradições” completa Dudu Bertholini.

Outros artistas convidados também estão na exposição, como Ronaldo Fraga, Alexandre Herchcovitch, a marca Cavalera e Zuzu Angel cujos trabalhos expostos já pertencem às suas respectivas coleções; e, mencionando ainda, os acessórios de Sabrina Chapéus e Christopher Alexander.

Sobre A CASA
A CASA museu do objeto brasileiro tem o objetivo de contribuir para o conhecimento, valorização e desenvolvimento do artesanato e do design brasileiro, incrementando a percepção consciente a respeito do produto. Atua como rede que interliga iniciativas e pessoas envolvidas e interessadas na expressão cultural brasileira.

Serviço:
Exposição “RENDA-SE”
Visitação: de 14 de abril a 28 de junho
Terça a domingo, das 11h às 19h
Endereço: Av. Pedroso de Morais, 1234 – Pinheiros/SP
Estacionamento no local
Telefone: (11) 3814-9711

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS NOVIDADES