Comitê Couromoda de Varejo

28/11 >

Unir forças resulta em mais sucesso nos negócios

Por Marcos Andrade
Presidente da Abiesv (Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo) e CEO da Expor Manequins

Acredito muito na colaboração e cooperação entre as entidades, entre as empresas e entre as pessoas. Quando nos unimos para discutir e promover ações, essas ações ganham muito mais força e se multiplicam. O Comitê Couromoda de Varejo realizará ações conjuntas que certamente vão impactar de forma positiva o varejo e o ambiente econômico. É uma grande satisfação para a Abiesv participar deste comitê, mesmo porque já existe uma sólida história de parceria com a Couromoda, tradicional feira que faz parte do calendário do setor.

A Abiesv é uma entidade que, em muito, ajuda os varejistas do setor de calçados a ter mais resultados. Nossos associados, os fornecedores do comércio, têm produtos, conhecimento e tecnologia, que contribuem para o sucesso dos comerciantes de calçados. Desde o planejamento da abertura da loja, dos controles de produtos, dos treinamentos de pessoal, da apresentação visual da loja, dos equipamentos para expor os calçados, entre vários outros serviços que fazem parte da cadeia de fornecedores da Abiesv e beneficiam o calçadista, e, consequentemente, a própria indústria de calçados.

E a principal contribuição da Abiesv junto a seus clientes é, sem dúvida nenhuma, a difusão do conhecimento de qualidade. Hoje, as pessoas têm muita informação à disposição, mas muitas ruins ou inapropriadas. Na Abiesv a vantagem é que os profissionais não estão apenas falando, estão fazendo, se envolvendo de verdade no varejo de qualidade do Brasil. Qualquer projeto de varejo relevante no País vai, certamente, ter um associado da Abiesv participando. E sempre que possível vamos contando as experiências boas e ruins e trocando informações nos eventos que promovemos, em participações nas maiores feiras do setor, entre outras iniciativas.

A informação é um bem precioso, ainda mais em tempos como os de hoje, em que o comerciante tem, no geral, tido muita cautela nas tomadas de decisões. Este ano de 2019 as vendas ainda oscilaram bastante, em um mês ia bem e no outro nem tanto. Nestes últimos dois meses, os indicadores apontam para um cenário mais positivo.As vendas do comércio cresceram 0,7% em setembro na comparação com agosto deste ano, e tiveram o melhor desempenho para o mês em 10 anos (dados do IBGE). As manchetes dos jornais dizem que teremos o melhor Natal dos últimos anos.

Essa confiança de que a economia vai melhorar cria um ambiente mais positivo para o consumo. É o momento de o varejista ver que investimentos pode fazer para que sua loja fique mais competitiva, para se beneficiar deste momento e atrair mais clientes. A partir de uma reflexão profunda de investimentos e resultados. E tomar cuidado, porque o erro custa muito caro. É possível minimizar isso por meio da contratação de bons profissionais e é por isso que trabalhamos tanto na Abiesv para ter as melhores empresas como associadas, que estão sempre nos melhores projetos de varejo, habilitadas a oferecer não só um produto, mas conhecimento, que possibilita o sucesso de um empreendimento. Hoje, trabalhamos com a filosofia das startups: em caso de ousar um projeto novo, errou, identifica o erro e retoma rápido. E vamos compartilhar também os erros, sempre.

Estamos apostando em um 2020 melhor, mais ameno e com maiores chances de crescimento e, de qualquer forma, é importante seguir este ensinamento: unidos é mais fácil e se conquista mais sucesso. Então, vida longa e útil ao Comitê Couromoda de Varejo.

13/11 >

Um setor forte depende de entidades fortes e atuantes

Criado para ser uma plataforma de discussão e proposição de soluções, o COMITÊ COUROMODA DE VAREJO surge unindo cinco das principais entidades do segmento. Integram o comitê as seguintes entidades: ABIESV - Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo, ABO2O - Associação Brasileira Online to Offline, FecomercioSP, IBEVAR - Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo e LABFIN.PROVAR/FIA - Laboratório de Finanças e Programa de Administração de Varejo da Fundação Instituto de Administração.

Integram o comitê as seguintes entidades: ABIESV - Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo, ABO2O - Associação Brasileira Online to Offline, FecomercioSP, IBEVAR - Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo e LABFIN.PROVAR/FIA - Laboratório de Finanças e Programa de Administração de Varejo da Fundação Instituto de Administração.

No dia 31 de outubro, a Direção da Couromoda reuniu representantes destas instituições para o alinhamento de ideias e coordenação dos próximos passos da nova entidade. Eles foram recebidos pelo diretor do Fórum Couromoda, Airton Dias, e pela direção da Couromoda, representada pelo presidente Francisco Santos, o diretor geral Jeferson Santos e o superintendente Jorge Souza, além de Milton Longobardi. Estiveram presentes ao encontro Fernando José Fernandes Junior (ABIESV), Marcos Carvalho (ABO2O), Marcelo Dini Oliveira (FecomercioSP) e Patricia Cotti (IBEVAR + LABFIN.PROVAR/FIA).


Primeiro encontro para alinhamento de ideias: Patricia Cotti (IBEVAR), Fernando Fernandes (ABIESV),
Marcelo Oliveira (FECOMERCIO-SP) e Marcos Carvalho (ABO2O)

MOTIVAÇÕES PARA O SURGIMENTO DA ENTIDADE
"As amplas e rápidas transformações que vêm ocorrendo no varejo mundial, envolvendo todos os ramos mercadológicos, fez com que o Grupo Couromoda considerasse a necessidade de ampliar o trabalho que vem fazendo há décadas para acompanhar melhor, debater mais, analisar as tendências mundiais e compartilhar conhecimentos e conteúdos. Assim, surgiu o desafio de se reunir várias entidades que representam de forma atuante os interesses do nosso varejo, cada uma com seus objetivos próprios, para que juntas possam oferecer o que há de mais atual e melhor sobre o varejo mundial e brasileiro", detalhou Airton Dias.

"A Couromoda mantém relação estreita com diversos segmentos do varejo, segmentos esses alinhados com os mercados dos vários eventos que realizamos. Entender melhor como o varejo caminha e se desenvolve em seus diversos segmentos possibilita que nossas feiras, fóruns e outros eventos atendam de forma mais adequada e próxima aos interesses dos lojistas, atraindo sua atenção, incentivando sua visita e presença nos mesmos e indo, assim, ao encontro do interesse dos nossos expositores e dos empresários e profissionais que nos visitam todo o ano", argumenta o presidente da Couromoda, Francisco Santos.

Fórum do Varejo Couromoda 2020
Já com a organização compartilhada com o Comitê Couromoda de Varejo, o Fórum do Varejo Couromoda 2020 repetirá a fórmula de sucesso em que as apresentações se repetem nos três dias, nos mesmos horários, permitindo ao lojista ver as conferências sem prejuízo à visitação aos estandes. A Couromoda 2020 ocorre de 13 a 15 de janeiro, no Expo Center Norte, em São Paulo. Confira aqui a programação completa.

As vagas são limitadas e preenchidas por ordem de inscrição.