Notícias

Tel.:(11) 3897-6100

pt
en
es

COUROMODA 2024

Todos os serviços para sua participação na Couromoda.

VIAGEM E HOSPEDAGEM

Oportunidade de atualização com os principais temas do mercado.

CREDENCIAMENTO EMPRESARIAL

Garanta sua credencial para a mais importante feira de calçados da América Latina.

SÃO PAULO PRÊT-À-PORTER

Feira Internacional de Negócios para Indústria de Moda, Confecções e Acessórios.

Notícias da Couromoda

Calçado no Mundo

Notícias do Setor

Colunista

Lançamentos e Moda

Mídia

Facebook
Twitter
Pinterest
[wpavefrsz-resizer]

Fimec, a mais completa feira de insumos, tecnologia e moda para fabricantes do setor

Mostra apresenta, entre os dias 17 e 20 de março, tudo o que o industrial de calçados e acessórios precisa para produzir

“A Única que tem Tudo”. Poucas vezes um slogan traduziu com tanta precisão um conceito como este utilizado pela Fimec para a sua edição de 2015. Da menor peça de um calçado ou bolsa à tecnologia produtiva de ponta , passando por insumos e equipamentos, tudo estará presente nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo/RS, durante a Fimec, que ocorre de 17 a 20 de março. Quem garante é o diretor-presidente da Fenac, Elivir Desiam. “Não somos a maior feira deste segmento no mundo, mas somos, com certeza, a mais completa”, pondera Desiam.

Conforme o dirigente, os 35 mil m2 dos pavilhões do parque de exposições serão totalmente ocupados por 600 expositores, que representam 1,2 mil marcas, que devem receber em 35 e 40 mil visitantes profissionais, oriundos de aproximadamente 40 países, com destaque para os da América Latina, como Argentina e Equador.

A Fimec é uma referência mundial quando o assunto são insumos, tecnologia e moda para fabricantes de calçados e acessórios. Para garantir a visitação qualificada também nos empresários locais, a organização da feira não descuidou dos detalhes. Tanto que fez uma série de contatos com fabricantes dos polos calçadistas de todo País, dos mais tradicionais aos de menor expressão, conclamando os industriais a visitarem a feira. “E a receptividade foi muito boa”, detalha Desiam.

Os projetos Comprador das entidades setoriais Assintecal (componentes), CICB (couro) e Abrameq (máquinas e equipamentos) e a presença da imprensa especializada, nacional e estrageira, garantem, respectivamente, a potencialização dos negócios e a propagação de informações relevantes ao setor em todo o mundo.

Fábrica Conceito e Estúdio Fimec
Além de ofertar uma enorme gama de fornecedores de matéria-prima e de tecnologia, a Fimec é palco de ações especiais em que o visitante pode conferir em tempo real e de perto a aplicações destas inovações. A Fábrica Conceito, por exemplo, demonstra, na prática, produtos que estarão em exposição durante a Fimec. O projeto chega ao sexto ano ampliando sua área física dentro dos pavilhões, assim como a sua estrutura, que contará com cerca de 60 empresas parceiras e aproximadamente 50 profissionais atuando na linha de produção. O projeto é resultado de uma parceria entre o Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC), a Coelho Assessoria Empresarial e a Fenac. Na linha de calçados masculinos serão produzidos dois modelos de sapato social e outros dois de modelo esportivo, da marca Pegada (Dois Irmãos/RS). No feminino, serão fabricados dois modelos de sapatilhas e dois de escarpins da empresa Mulher Sofisticada (Três Coroas/RS). Tecnologia que propicia alta produtividade em harmonia com o meio ambiente é o mote da iniciativa.

Já o Estúdio Fimec, por sua vez, logo em sua primeira edição transformou-se numa das principais atrações da feira e está cada vez mais moderno e eficiente, correspondendo e superando as expectativas dos milhares de visitantes esperados para a edição 2015. Luís Coelho, da Coelho Consultoria, e Christian Thomas, do Studio 10, antecipam os temas que vão balizar o desenvolvimento de sapatos, bolsas e roupas para 2015. “Teremos um desafio ainda maior do que na primeira edição, pois o Estúdio Fimec foi muito bem avaliado, com grande repercussão. Foi um projeto que encantou o visitante e impactou o mercado. A ideia é repetir o modelo que deu certo, aperfeiçoando o que for necessário. Temos aqui o melhor cluster calçadista do mundo e precisamos trabalhar juntos, na mesma direção. A Fimec acontece num momento importante, de retomada, e que certamente contribuirá para fortalecer o setor”, observou o consultor Luís Coelho. 

Facilidades ao visitante
Já está em pleno funcionamento, a estação Fenac do Trensurb, trem metropolitano que liga a capital gaúcha Porto Alegre ao Vale do Sinos. Quem chega ao Rio Grande do Sul de avião e desembarca no Aeroporto Salgado Filho pode pegar o Aeromóvel que leva em pouco mais de um minuto a pessoa até a Estação de trem. De lá, a viagem até à Fenac dura somente 35 minutos. Há, também, um Receptivo trilíngue no Aeroporto para facilitar a vida dos visitantes estrangeiros. Quem preferir ir de carro, um amplo estacionamento pode abrigar até 2 mil veículos diariamente. Os pavilhões da Fenac contam, ainda, com ambiente climatizado, restaurante panorâmico para até 50 pessoas e rede Wireless. 

Apoiadores e parceiros
A Fimec – Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes é uma realização da Fenac e da Prefeitura de Novo Hamburgo e conta com o patrocínio da Transduarte e Sicoob/Ecocredi. O evento tem a parceria das principais entidades e instituições do setor: Associação Brasileira de Químicos e Técnicos da Indústria do Couro (ABQTIC), Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores do Couro, Calçados e Afins (Abrameq), Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI-NH/CB/EV), Associação das Indústrias de Curtume do Rio Grande do Sul (AICSul), Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro (IBTeC) e Universidade Feevale. 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS NOVIDADES