Notícias

Tel.:(11) 3897-6100

pt
en
es

COUROMODA 2024

Todos os serviços para sua participação na Couromoda.

VIAGEM E HOSPEDAGEM

Oportunidade de atualização com os principais temas do mercado.

CREDENCIAMENTO EMPRESARIAL

Garanta sua credencial para a mais importante feira de calçados da América Latina.

SÃO PAULO PRÊT-À-PORTER

Feira Internacional de Negócios para Indústria de Moda, Confecções e Acessórios.

Notícias da Couromoda

Calçado no Mundo

Notícias do Setor

Colunista

Lançamentos e Moda

Mídia

Facebook
Twitter
Pinterest
[wpavefrsz-resizer]

Força laboral barata é o principal atrativo da Etiópia

A Etiópia foi, ao lado de Bangladesh, a nação em foco no painel “Novos Países Para Manufatura”, que fez parte do tema “Onde está sendo fabricado o calçado e onde se fabricará em 2030?”, durante o 5º Congresso Mundial do Calçado, realizado nos dias 24 e 25 de novembro, na cidade mexicana de León.

Frank Y. C. Leung, diretor geral da New Wing Company (Etiópia), classificou-se como um legítimo sonhador. O chinês explicou que deixou de produzir no país asiático natal por enfrentar problemas com falta de mão de obra e encarecimento constante dos custos. Partiu para Etiópia, no continente africano, e arrendou uma fábrica de calçados estatal. Nos primeiros tempos houve muitas dificuldades, inclusive a desconfiança de seus clientes tradicionais do tempo em que produzia na China.

Com persistência, Leung foi convencendo os compradores que era possível cumprir os acordos firmados e dentro de um nível de qualidade razoável.  Ele explica que o país africano tem ainda muitos problemas de infraestrutura e logística, mas ressaltou que a nação é uma das que registra maior nível de crescimentos na região, contando com farta e barata mão de obra. “Há um projeto, por exemplo, de uma ferrovia ligando a capital etíope Adis Abeba ao Mar Vermelho, atravessando o Djibouti, num total de 656 quilômetros. Isto deve reduzir em 50% o tempo de transporte”, antecipou. A proximidade com o rico Oriente Médio é outro fator positivo, para os que apostarem em produzir na Etiópia.

O fabricante também lembrou que a Etiópia não registrou nenhum caso de ebola e aproveitou o momento do congresso para pedir qualquer tipo de doação para ajudar a debelar este mal no continente africano. Ele finalizou sua explanação falando do que ele define como seu principal ‘app’. “Ambição, paciência e paixão. Este é o meu app predileto”.

ETIÓPIA
Área: 1.104.300 Km2
Continente: África
Capital: Adis Abeba
População: 94,1 milhões
PIB: US$ 46,87 bilhões

Sobre o Congresso Mundial do Calçado
A 5a edição do Congresso Mundial do Calçado foi uma realização da Confederação Europeia do Calçado (CEC), em conjunto com a Câmara da Indústria do Calçado do Estado de Guanajuato (CICEG) e a Associação Nacional dos Fornecedores para a Indústria de Calçados (Anpic). O evento teve a Couromoda como uma das patrocinadoras platinum e contou com mais de 670 participantes ligados ao segmento calçadista em nível mundial, 51 painelistas e 32 países representados.


Por: Mauro Moraes | GBM Comunicação

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS NOVIDADES