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Fórum de Inspirações propõe nova ostentação para o inverno 2016

A viagem sensorial proposta pelo coordenador do Núcleo de Design da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Walter Rodrigues, aterrisou em Novo Hamburgo/RS no dia 28 de abril e envolveu empresários e profissionais da moda na atmosfera do inverno 2016, durante a mais recente edição do Fórum de Inspirações.

O grande contexto da nova temporada é exemplificado por Rodrigues na significativa importância das imagens em nossos dias, do advento do selfie e toda a tecnologia que envolve o fenômeno do autorretrato e da sede por curtidas e compartilhamentos nas redes sociais. "Essa plateia mundial, hipnotizada por participantes de reality shows, artistas pop e celebridades de 15 minutos, sempre está em busca de entretenimento, o que revela um comportamento contemporâneo em que o instantâneo e o imediato têm o poder de se tornarem virais e ser o assunto número 1 no mundo, até serem suplantados por outro acontecimento fugaz", explica.

Segundo o consultor, tal comportamento faz do consumidor propagandista, cocriador, fiscal e, até mesmo, inspirador para as marcas. "O consumidor atual estabelece com as marcas de luxo uma relação de protagonista independentemente de usar o produto original ou o 'genérico'. O que importa é que, no filme de sua vida, na timeline de suas redes sociais, todos o reconheçam como um exemplo a invejar. Ostentar, hoje, deixou de ser pecado e foi resignificado como uma atitude normal – afinal, a exibição proporciona mais likes e, em consequência, mais status", opina. Assim sendo, no inverno 2016, a palavra "ostentação" também se refere a pertencimento, à apropriação de tradições, da exclusividade e da essência dos produtos artesanais, aqueles que contêm alma.

Conceitos e inspirações
Na pirâmide criativa do Fórum de Inspirações, a temporada é dividida em três conceitos. Pertencimento é a palavra-chave do Conceito 03. Nela está intrínseca a força do conhecimento da capacidade criativa, que pode estar aliada à tecnologia ou não, mas que representa aquilo que uma empresa é, o que ela quer preservar e ampliar. É importante avaliar tudo que a empresa já fez,  o que a tornou respeitada e reconhecida. E aí estará a resposta para a busca de inovação. Além disso, é necessário estudar as inspirações e entregar-se àquilo que pertence à marca, sejam acabamentos, sejam formas, cores.
Pense em: simplicidade, ostentação, retrô-tecnológico, atanados, perfuros, pespontos, madeira, ouro, curvilíneo, desconstrução, pelo, relevo, textura têxtil, vermelho, pink, rosa-claro, turquesa.

Deslocamento é a maneira mais criativa de começar a pensar nos produtos que deverão, em curto prazo, tornar-se sucesso de venda. Em primeiro lugar, cabe a cada marca analisar seu projeto de inovação da estação passada, o que foi aprendido com ele, e em que ponto fez com que sua equipe evoluísse. Somente então deve se envolver na criação de novos componentes para o Conceito 02. O que foi uma experiência deve, agora, tornar-se uma aposta.
Pense em: aventura, gênero, uniforme, anos 70, novo artesanal, rocha, drapeado, cordas, tons ferrosos, índigo, denim, tapeçaria, tricô, crochê, avesso e direito.

Suavidade é ponto principal do Conceito 01. Esta será a terceira estação em que o Fórum de Inspirações trabalha o tema da chuva e, consequentemente, os pássaros e as borboletas. Aqui, é tempo de ampliar as apostas da estação passada, realizadas no Conceito 02 do verão 2016, e, através da experiência adquirida, oferecer ao mercado componentes de moda criativos e prontos para uso. Deve-se pensar em grande produção.
Pense em: fragilidade, agressividade, natureza, pontos de luz, diluído, fluído, assimétrico, contorno, flor, leve, transparente, panapaná, marsala, gota, brilho, animal prints de borboletas e pássaro, tingimento orgânico, franjas.

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