Notícias

Tel.:(11) 3897-6100

pt
en
es

COUROMODA 2024

Todos os serviços para sua participação na Couromoda.

VIAGEM E HOSPEDAGEM

Oportunidade de atualização com os principais temas do mercado.

CREDENCIAMENTO EMPRESARIAL

Garanta sua credencial para a mais importante feira de calçados da América Latina.

SÃO PAULO PRÊT-À-PORTER

Feira Internacional de Negócios para Indústria de Moda, Confecções e Acessórios.

Notícias da Couromoda

Calçado no Mundo

Notícias do Setor

Colunista

Lançamentos e Moda

Mídia

Facebook
Twitter
Pinterest
[wpavefrsz-resizer]

Gestão de crédito reduz inadimplência e ajuda a manter saúde financeira da empresa

Um desafio enfrentado pelas empresas em geral é garantir o aumento de suas vendas e manter a saúde financeira. A inadimplência é o principal risco na concessão de crédito ou em vendas a prazo. O não recebimento pelo produto vendido ou serviço prestado acarreta em prejuízos e impacta o fluxo de caixa das organizações.

Mas, conforme supervisora comercial do SCPC em Porto Alegre/RS, Nutiele Freitas, palestrante de evento sobre gestão de crédito que a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha e Dois Irmãos/RS promoveu no dia 10 de agosto, com moderação de Alessandra Alves, integrante da equipe comercial da entidade, o risco pode ser controlado com a avaliação do perfil do cliente.

“Para liberação de crédito, identifique o comprador, através documentos comprovatórios, valide dados com a ficha cadastral completa e atualizada, analise os restritivos no Serviço Central de Proteção ao Crédito e analise o comportamento através de ferramentas, como Score e Cadastro Positivo”, sugeriu.

Nutiele também indicou a análise das variáveis básicas para avaliação de crédito, conhecidas por 6 Cs. Caráter são as informações referentes à índole e reputação do cliente, tanto de pessoa física quanto pessoa jurídica. Capacidade refere-se ao potencial do solicitante para quitar o crédito solicitado. Capital é a mensuração da situação patrimonial do cliente. Colateral refere-se às garantias. Condições fazem referência às condições econômicas e setoriais vigentes e conglomerado refere-se à análise de todo, ou seja, a um grupo de empresas ou familiar.

A palestrante também destacou ser essencial calcular a inadimplência por período de tempo e fazer em, no máximo, 30 dias a negativação de um cliente pessoa física em atraso nos pagamentos, pois isso tem impacto sobre a intenção de regularização e o processo de cobrança. Nutiele também deu sete dicas às empresas.

1 – Divulgue que trabalha com vendas a prazo e aproveite as vantagens que essa forma de pagamento oferece. Isso ajuda a conquistar novos clientes.

2 – Mantenha o cadastro dos clientes sempre atualizado para facilitar a comunicação (ativação, reativação e cobrança). Há ferramentas para isso e ajuda a reativar clientes antigos.

3 – Reavalie os processos de análise de crédito, periodicamente. Solicite somente dados que efetivamente serão utilizados.

4 – Consulte e inclua inadimplentes no Serviço Central de Proteção ao Crédito para evitar riscos. Conheça o comportamento de pagamento dos clientes.

5 – Invista na análise de crédito e economize na cobrança. Invista não só recursos financeiros. Tempo também é importante.

6 – Acompanhe o risco mensalmente. Isso ajuda a evitar que vire uma bola de neve.

7 – Consulte o comprador regulamente, pois a situação econômica do cliente é variável. Dessa forma, os limites de crédito podem ser aumentados.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS NOVIDADES