Notícias

Tel.:(11) 3897-6100

pt
en
es

COUROMODA 2024

Todos os serviços para sua participação na Couromoda.

VIAGEM E HOSPEDAGEM

Oportunidade de atualização com os principais temas do mercado.

CREDENCIAMENTO EMPRESARIAL

Garanta sua credencial para a mais importante feira de calçados da América Latina.

SÃO PAULO PRÊT-À-PORTER

Feira Internacional de Negócios para Indústria de Moda, Confecções e Acessórios.

Notícias da Couromoda

Calçado no Mundo

Notícias do Setor

Colunista

Lançamentos e Moda

Mídia

Facebook
Twitter
Pinterest
[wpavefrsz-resizer]

Governador do Ceará, empresários e lideranças calçadistas apóiam realização da feira FICANN em Fortaleza

• Empreendimento conjunto da Couromoda e Francal teve lançamento oficial na capital cearense.
• Proposta do evento foi muito bem recebida pelo empresariado.
• Feira vai potencializar o crescimento de vendas na região.

Com a presença do Governador do Ceará, Cid Ferreira Gomes; de autoridades da área do turismo e do desenvolvimento, empresários da indústria e do varejo de calçados e confecções, foi lançada em Fortaleza, no dia 4 de dezembro, a FICANN – Feira Internacional de Calçados e Artefatos Norte/Nordeste, novo empreendimento conjunto do Grupo Couromoda e da Francal Feiras. Jorge Alves de Souza, diretor superintendente da Couromoda; e Abdala Jamil Abdala, presidente da Francal, receberam convidados e personalidades da região, acompanhados de suas equipes e
de parceiros locais, que já estão trabalhando na estruturação da nova feira.

O evento foi prestigiado também pelo Secretário de Turismo do Ceará, Bismarck Pinheiro Maia; pelo presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará, Roberto Smith e pelo presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE Ceará, João Porto Guimarães. Representando a indústria de calçados e o varejo brasileiro, participaram do encontro o presidente da Associação Brasileira dos Lojistas de Artefatos e Calçados (ABLAC), Carlos Ajita; o diretor executivo da Associação Brasileira da Indústria de Calçados (ABICALÇADOS), Rogério Dreyer e o presidente do Sindicato da Indústria de Calçados do Cariri, Antônio Mendonça.

O lançamento da FICANN aconteceu no próprio Centro de Convenções do Ceará, na capital do estado, hoje o mais moderno complexo de exposições do país, onde a feira será realizada, nos dias 24 a 26 de setembro de 2013.
Desenvolvida para atender as características e necessidades de consumo das regiões Norte e Nordeste, a nova feira surge para apresentar aos lojistas da região a melhor oferta de calçados, bolsas e acessórios. Ao mesmo tempo, vai oferecer à indústria calçadista local um evento profissional e objetivo, para dar mais visibilidade às suas coleções e desenvolver negócios.

Rogério Dreyer (Abicalçados), Roberto Smith (Agência de Desenvolvimento do CE), Jorge Souza (Couromoda), Governador Cid Gomes, Abdala Jamil Abdala (Francal), Bismarck Maia (Secretário de Turismo do CE), João Porto Guimarães (Sebrae-CE), Carlos Ajita (Ablac) e Antônio Mendonça (Sindicato de Calçados do Cariri)

Em sua primeira edição, a FICANN está projetada para 14 mil m2 de exposição, com participação de cerca de 200 expositores de todo o Brasil, que farão lançamento e venda de coleções em diferentes estilos e faixas de preço. O evento vai atrair lojistas de todo o Norte/Nordeste (grandes redes, lojas multimarcas e butiques), além de compradores das regiões do Caribe e América Latina

Feira de confecções em conjunto
A solenidade marcou também o lançamento da NORDESTE PRÊT-À-PORTER – Feira Internacional de Negócios para Indústria de Moda, Confecções e Acessórios, empreendimento do Grupo Couromoda, que acontecerá no mesmo local e data da feira de calçados.

Empresários do setor de confecções do Ceará, hoje um dos mais importantes polos especializados no país, vieram conhecer a proposta do evento e demonstraram grande interesse pela visibilidade e oportunidade de negócios decorrente da realização conjunta das duas feiras.

Segundo enfatizou o diretor da Couromoda, Jorge Souza, a Nordeste Pret-à-Porter vai ampliar a repercussão da feira de calçados, agregando a ela o setor de confecções e movimentando o varejo em torno de uma verdadeira semana de negócios da moda, com foco na região Norte/Nordeste.

EXPERIÊNCIA, OPORTUNIDADE E MERCADO

A solenidade de lançamento foi aberta por Abdala Jamil Abdala, presidente da Francal Feiras e presidente da FICANN. Ele destacou que a união da Francal com a Couromoda faz com que a feira FICANN leve ao Nordeste a melhor expertise em feiras de negócios para o mercado de calçados. “São 45 anos de experiência da Francal e 40 anos de atuação da Couromoda que estamos colocando a serviço do setor calçadista, criando um novo e importante momento de negócios e relacionamento”.

Destacou a forte representatividade que o Nordeste já tem no setor calçadista, “respondendo por 42% da produção brasileira de calçados e por 35% dos empregos do setor.
Outro ponto destacado pelo presidente da Francal foi a posição estratégica de Fortaleza, que além de contar com total infraestrutura hoteleira, belezas naturais e fácil acesso para visitantes de todo o país e exterior, sedia também o melhor pavilhão para feiras e eventos no país.

NOVO POLO DE NEGÓCIOS E DESENVOLVIMENTO

Jorge Alves de Souza, diretor superintendente do Grupo Couromoda e vice-presidente do Conselho de administração da União Brasileira dos Promotores de Feiras (UBRAFE), parabenizou o Governador Cid Gomes “pela visão estratégica de deixar uma obra da magnitude deste moderno centro de eventos, como legado para a região. Este projeto é um marco inegável do novo ritmo de desenvolvimento do Estado do Ceará e da região Nordeste, que vai gerar negócios, desenvolver parcerias e atrair novos investidores em todos os setores econômicos”.

Disse ele: “Recebemos convite do Governador Cid Gomes e do Secretário Bismark Maia para nos instalarmos no Ceará. O Grupo Couromoda e a Francal Feiras responderam a este chamado com a criação de uma joint-venture, com sede em Fortaleza, que inaugura suas atividades na região com a realização, em setembro próximo, da FICANN – Feira Internacional de Calçados, Artefatos de Couro e Acessórios do Norte Nordeste.
Simultaneamente à feira de calçados, o Grupo Couromoda realizará também, na mesma data, a NORDESTE PRET-A-PORTER, feira voltada ao setor de confecções e acessórios. Juntos, estes eventos vão criar um novo polo de negócios e colocar Fortaleza na agenda de compras de todo o setor de moda”.

Jorge Souza concluiu seu pronunciamento lembrando que mercados fortes têm feiras. “Portanto, conclamamos todos os senhores – da indústria, do varejo, representantes comerciais, lideranças de classe, personalidades políticas e econômicas, formadores de opinião e imprensa – a participar ativamente destes novos empreendimentos: a FICANN e a Nordeste Prêt-à-Porter. Tenho certeza de que a noite de hoje representa apenas o primeiro passo de uma história de sucesso e de desenvolvimento que vamos construir juntos, aqui no Ceará, com repercussão em todo o Norte/Nordeste e no Brasil inteiro”.

VOOS MAIS ALTOS

Representando a indústria de calçados do Ceará, que tem na região do Cariri seu polo de maior destaque, o presidente do Sindicato da Indústria de Calçados do Cariri, Antônio Mendonça, também fez uso da palavra.
Ele destacou que a indústria cearense já tem 18 anos de parceria com a Francal e Couromoda. “Além de desenvolver negócios, estas duas grandes feiras sempre permitiram aos nossos empresários um maior contato com o mercado e uma atualização com as novas tendências do consumo, da moda e da gestão de negócios. O Ceará está crescendo rápido e é hora de voos cada vez mais altos. Acreditamos que a criação do novo Centro de Eventos e a presença ativa aqui da Couromoda e da Francal vão nos dar, finalmente, uma feira internacional para o setor. Damos às boas vindas a estas duas importantes promotoras, que estão agregando expertise e compromisso a este novo empreendimento”.
 

COMPETÊNCIA E CAPACIDADE DE EMPREENDER”.

O diretor executivo da ABICALÇADOS – Associação Brasileira da Indústria de Calçados, levou ao lançamento da FICANN a mensagem do presidente da entidade, Milton Cardoso.

Cumprimentou o Governador Cid Gomes “pelo arrojo do magnífico empreendimento do Centro de Eventos do Estado do Ceará”. E saudou também os parceiros Couromoda e Francal, “pela brilhante demonstração de empreendedorismo e inteligência, ao unirem esforços para promover a FICANN. A este belíssimo centro de eventos, fruto da visão não só do futuro, mas também do presente, do Governo do Estado, soma-se uma ideia luminosa de união de esforços, patrocinada pelas promotoras das maiores de feiras no Brasil e, finalmente, um mercado consumidor em constante crescimento”.
E concluiu: “a ABICALÇADOS tem apoiado sistematicamente a Couromoda e a Francal, bem como tem sido constantemente apoiada por elas. Trata-se de uma parceria perfeita. E não será diferente desta vez. A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados se irmana, apoia e cumprimenta o Governo do Estado do Ceará, Couromoda e Francal por esta demonstração de competência e capacidade de empreender”.

REGIÃO ATRAI ADMIRAÇÃO E DESEJO DE APRENDIZADO

Representando o varejo de calçados do Brasil, o presidente da Associação Brasileira dos Lojistas de Artefatos e Calçados (ABLAC) também pronunciou-se na ocasião. Carlos Ajita disse que “há tempos que as demais regiões do país voltam a atenção ao Norte e Nordeste. E o fazem com olhar de admiração e, ao mesmo tempo, de desejo de aprendizado, porque aqui o crescimento e o desenvolvimento econômico ocorrem em níveis superiores. No caso do calçado, a admiração é ainda maior, pois a região já é responsável por 43% de toda a produção nacional, destacando-se tanto nas vendas ao mercado interno, quanto ao exterior.
Há aqui também um varejo de calçados pujante e gerador de divisas. Lojas que traduzem modernidade, proporcionando aos consumidores o acesso às principais marcas de calçados do país e do exterior.
Neste sentido, a realização da FICANN deve ser elogiada. Realizada com o aval das duas maiores promotoras de feiras de calçados de nosso país, a Couromoda e a Francal, a FICANN vai trazer para a região um número ainda maior de indústrias calçadistas e reforçar sobremaneira o comércio aqui instalado. Ganham com isso os consumidores, as lojas, as cidades e os estados da região.

ÂNCORAS DO NOVO PROCESSO DE TURISMO DE NEGÓCIOS

O Secretário de Turismo do Ceará, Bismarck Pinheiro Maia tem sido, ao longo dos últimos meses, um interlocutor frequente da Francal e da Couromoda. E ao pronunciar-se no evento, disse que a FICANN e a Nordeste Prêt-à-Porter serão um marco para o Governo do Estado em seu projeto de colocar o Ceará no eixo central do turismo de negócios na região.

“Temos certeza de que grandes feiras, eventos e shows vão deixar um importante legado econômico e social para o Estado. E a vinda destas duas grandes empresas de eventos – Couromoda e Francal – com toda sua carga de conhecimento e modernidade, vai contribuir sobremaneira para a construção de um calendário inteligente para o nosso setor de eventos. Couromoda e Francal são as nossas âncoras neste processo e uma referência para as demais empresas promotoras, desejosas de investir na região”.

PIB DO CEARÁ CRESCEU 3,4%

A solenidade foi encerrada com as palavras do Governador do Estado do Ceará, Cid Ferreira Gomes. “É uma alegria participar da associação destas duas grandes empresas de feiras e realizarmos juntos as feiras FICANN e Nordeste Prêt-à-Porter, eventos que vão marcar época em setores onde o Ceará já é forte e representativo, como o de calçados e de confecções.
O Ceará e demais estados da região Nordeste respondem hoje por 43% da produção total de calçados do Brasil, 71% das exportações e 35% dos empregos industriais. Temos também um parque industrial de confecções de grande projeção.

Mas nós sabemos que o mercado é difícil e competitivo. Ou a gente se antecipa com estrutura e inovação, ou perde para estados mais desenvolvidos. Quando a indústria do turismo nos alertou para a necessidade de buscar soluções para a baixa estação, a opção natural foi atrair para o Ceará o setor de eventos e feiras. E para isso precisávamos de um equipamento de qualidade, que pudesse atrair grandes empreendimentos. O Centro de Eventos do Ceará oferece hoje a melhor estrutura do Brasil para feiras, congressos e shows. E as duas feiras que estamos apresentando hoje, realizadas pela Couromoda e Francal, serão um marco neste processo, pois vão ocupar 100% da capacidade do pavilhão.
Estes dois eventos vão nos ajudar a atrair para o Nordeste um novo olhar: o olhar dos investidores e dos inovadores. A mais recente aferição nacional mostra que o PIB do Ceará cresceu 3,4%, o que representa cinco vezes mais que a média do país. Os investidores vão encontrar aqui, portanto, um Estado que cresce e um mercado pronto para novas propostas”.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS NOVIDADES