Notícias

Tel.:(11) 3897-6100

pt
en
es

COUROMODA 2024

Todos os serviços para sua participação na Couromoda.

VIAGEM E HOSPEDAGEM

Oportunidade de atualização com os principais temas do mercado.

CREDENCIAMENTO EMPRESARIAL

Garanta sua credencial para a mais importante feira de calçados da América Latina.

SÃO PAULO PRÊT-À-PORTER

Feira Internacional de Negócios para Indústria de Moda, Confecções e Acessórios.

Notícias da Couromoda

Calçado no Mundo

Notícias do Setor

Colunista

Lançamentos e Moda

Mídia

Facebook
Twitter
Pinterest
[wpavefrsz-resizer]

Mais de 500 líderes mundiais do setor de calçados participam da abertura do WFC

Com sala lotada por lideranças do setor calçadista de mais de 30 países, deu inicio na manhã desta segunda-feira (7), o 4º World Footwear Congress Rio 2011. Durante dois dias, o futuro do setor vai ser discutido por cerca de 500 empresários e dirigentes de entidades de classe.


A abertura oficial do World Footwear Congress foi feita por Vito Artioli, presidente da Confederação Europeia das Industrias de Calçados (CEC) e presidente do WFC. “A inauguração desse Congresso reafirma o compromisso da indústria calçadista em contribuir para o crescimento deste mercado, frente as economias emergentes. Também reafirma o trabalho da CEC e da ANCI em prol do crescimento do setor. Acreditamos que cada país possa ter sua política comercial sem perdas e trabalhar de acordo com as mudanças e os novos desafios que o setor enfrenta. Num período repleto de mudanças, tanto na produção como na indústria de calçados no mercado mundial. O World Footwear Congress nos traz uma oportunidade muito especial para o debate de temas prioritários ao nosso setor”.

Milton Cardoso, presidente da Abicalçados, destacou a importância do evento. “Quando nosso embaixador do calçado, Francisco Santos, imaginou realizar esse congresso no Brasil nós da Abicalçados começamos a trabalhar com a Couromoda com grande emoção e ansiedade para tornar esse evento possível. Para nós brasileiros, é uma grande honra ter a oportunidade de receber a todos para esse importante Congresso, pela primeira vez realizado fora da Europa. Nos próximos dois dias – e no seguinte, durante o World Leather Congress – trocaremos experiências, exporemos nossas preocupações e discutiremos as mais importantes questões para o nosso setor. E em momentos difíceis, como o mundo enfrenta atualmente, dois importantes temas nos ocuparão: comércio internacional e tendências para produção local. O comércio entre competidores leais e justos não deveria sofrer nenhuma restrição e deveria ser um instrumento para criar valor e riqueza para todas as pessoas que integram o setor de calçados, sejam produtores, trabalhadores, distribuidores ou consumidores”.

Para Francisco Santos, fundador e presidente da Couromoda, a abertura do World Footwear Congress nesta manhã marca um dos mais importantes momentos para o setor de calçados do Brasil. Nosso País está vivendo o melhor momento econômico de sua historia e a definição do Rio de Janeiro como sede deste encontro consolida a boa imagem que desfrutamos hoje em todo o mundo. Para a Couromoda foi uma honra termos sido escolhidos pelo Presidente Artioli e pela diretoria da Confederação Europeia da Indústria de Calçados para organizarmos e dar todo o suporte no Brasil, visando o máximo sucesso deste evento. Para o setor calçadista brasileiro, ao qual temos servido nos últimos 38 anos, também é uma oportunidade única de afirmar-se como um dos maiores players globais e, seguramente, o maior produtor de sapatos do Ocidente. Este conjunto de acontecimentos, somado ao excelente grupo de palestrantes e debatedores que teremos nesta sala, nos próximos dois dias, vai nos possibilitar uma profunda reflexão sobre os caminhos que nossa indústria seguirá nos próximos anos. Lembro ainda que, após os dois dias do nosso Congresso do Calçado, termos o dia 9, próxima quarta-feira, dedicado ao World Leather Congress. Organizado pelo International Counceil of Tanners, o congresso do couro agregou-se ao nosso evento, trazendo ao Rio de Janeiro os maiores produtores de couro do mundo para discutir o futuro dos seus negócios. Sem duvida, o conjunto dos dois congressos – World Footwear Congress e World Leather Congress – reúnem aqui a inteligência global do nosso setor, ampliando a abrangência e o impacto dos temas que serão discutidos nos próximos dias”, disse Santos.

Ricardo Schaefer, Secretário Executivo – Adjunto do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC)- Brasil, que representou nesse ato o Ministro Fernando Pimentel. “Sediar este evento é um momento histórico para o Brasil que vive um tempo promissor, com crescimento estável e onde o setor calçadista teve um papel importante para essa evolução. Tivemos mais de 15 milhões de pessoas entrando no mercado de trabalho e outros 40 milhões no mercado de consumo. Temos uma política voltada ao incremento das exportações do setor calçadista com vários programas de apoio entre eles o Plano Brasil Maior, além dos programas em parceria da Apex com a Abicalçados. Este Congresso é uma grande oportunidade para debater o futuro do setor”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS NOVIDADES