Notícias

Tel.:(11) 3897-6100

pt
en
es

COUROMODA 2024

Todos os serviços para sua participação na Couromoda.

VIAGEM E HOSPEDAGEM

Oportunidade de atualização com os principais temas do mercado.

CREDENCIAMENTO EMPRESARIAL

Garanta sua credencial para a mais importante feira de calçados da América Latina.

SÃO PAULO PRÊT-À-PORTER

Feira Internacional de Negócios para Indústria de Moda, Confecções e Acessórios.

Notícias da Couromoda

Calçado no Mundo

Notícias do Setor

Colunista

Lançamentos e Moda

Mídia

Facebook
Twitter
Pinterest
[wpavefrsz-resizer]

Multiplicidade de raças influencia coleções para o verão de 2014


Profissionais da indústria calçadista e estudantes de moda do Vale do Sinos participaram no último dia 13, no Centro de Eventos da Fenac, em Novo Hamburgo/RS, do Preview do Fórum de Inspirações Verão 2014.
No evento, o estilista Walter Rodrigues, coordenador do Núcleo de Design da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couros, Calçados e Artefatos (Assintecal) mostrou como as cores, tramas, geometrias, camadas, sobreposições, barroco, franjas, rendilhados, pin-ups e transparências, entre outras referências das culturas européia, indígena e africana, vão influenciar as criações para a estação quente de 2014.

“Vestígios, manifestações e expressões culturais dessa multiplicidade de raças são uma fonte riquíssima de informações para a criação de coleções realmente inovadoras e atrativas”, afirmou o estilista. A miscigenação brasileira passa a ser o ponto central das inspirações para a concepção de calçados e confecções, assim como de outros produtos de moda, para o verão de 2014, que terá grande destaque tendo em vista a realização da Copa do Mundo no país.

“A ideia é de vestir o verão com a multiplicidade das raças, culturas e os sentimentos que a envolvem, para atrair não apenas os consumidores brasileiros, mas também os 600 mil estrangeiros que devem nos visitar durante a competição e adquirir os nossos produtos”, diz Walter Rodrigues. Segundo ele, o Brasil de contrastes, de mil caras e cores, de exuberante natureza e de sorrisos hospitaleiros, é o laboratório de ideias e o caminho a percorrer para a elaboração de novos componentes, como saltos e cabedais.

Com o tema Testemunho e a proposta de resgatar a identidade brasileira, três conceitos compõem a pesquisa – Africanos, Indígenas e Europeus. O resultado desse trabalho é um conjunto de tendências que referendam a fusão dessas três culturas e seus hábitos, agora explorados em cores e texturas. A cartela de tons aponta para o predomínio do azul, que contracena com cores quentes como vermelho, laranja, rosa e amarelo. A sobriedade reside na variação dos marrons, cinzas e beges.

Em cima dessa pesquisa, 130 empresas estão desenvolvendo 780 materiais para esboçar a cara do verão 2014, criações que serão lançadas durante o Fórum de Inspirações, que acontece dentro do Inspiramais, maior salão de design e inovação de componentes da América Latina, de 16 a 17 de janeiro de 2013, no Centro de Eventos Frei Caneca, em São Paulo.

“Estamos levando um conjunto de ideias para servir de eixo para as empresas formatarem suas coleções em tempo hábil e sem atropelamentos pela dinâmica da moda”, comenta o estilista Walter Rodrigues.

CONCEITOS DA MODA VERÃO 2014

Conceito 3 – Dos Indígenas
A exuberância da floresta, o respeito à natureza, as pinturas corporais, a representação dos animais, a geometria concreta do tramado de cestos, o contraste das cores, simplificação do traçado, as penas, sementes e miçangas. Um importante mix cores de materiais, sem perder a rusticidade e a beleza do “feito à mão”.

Conceito 2 – Dos Africanos
As cores, os ritmos, as sobreposições, a cadência e malemolência da música, a sensualidade, as curvas, a arquitetura moderna, a fé, a força do Barroco de nossas igrejas, os traços curvilíneos e os ornamentos dourados opulentos e extravagantes.

Conceito 1 – Dos Europeus
O pitoresco, a culinária, a literatura, a música, a arte, as memórias e cores seculares, o requinte, a loucura, a prataria, as rendas, os bordados, os ferros forjados, os vitrais, os ladrilhos cozidos, o estilo Art Nouveau. Traz o mobiliário, os veículos, as pin-ups, o design gráfico e, principalmente, a suavidade de suas cores e a emoção nostálgica como inspirações para a criação.

O Fórum de Inspirações é realizado pela Assintecal, Footwear Componentes by Brasil e Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados). O evento conta com a parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Sebrae e apoio do Instituto by Brasil (IBB), Associação Brasileira de Estilistas (Abest), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Programa de Exportação da Indústria da Moda Brasileira (Texbrasil), Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), Instituto da Moda (In-Mod). Tem patrocínio das empresas Magma, Altero, CST, TRF, Texprima, Amplast, Bertex, Colorgraf e Sappi Warren.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS NOVIDADES