Os mais de mil participantes da palestra que o diretor-presidente de Calçados Beira Rio, Roberto Argenta, fez no Teatro Feevale, na última terça-feira, 19, tiveram uma verdadeira aula de empreendedorismo, gestão e sucesso empresarial. E, também, contribuíam para a arrecadação de itens não perecíveis para o Banco de Alimentos do RS e conheceram as propostas do candidato a governador do RS pelo PSC.
No evento promovido pela CDL e pelo Sindilojas Novo Hamburgo, com apoio da ACI e do Teatro Feevale, Argenta compartilhou com o público as ações que o levaram a ter, hoje, uma das principais indústrias calçadistas de todo o estado, com 12 unidades e 8 mil colaboradores em solo gaúcho, além da Antonio Meneghetti Faculdade, do Hotel Recante Business Center, do Resort Termas Romanas Recante Maestro e do Azeite Recante Maestro, todos localizados na região central do Estado.
Desde que fundou a empresa, há 46 anos, num pequeno galpão de madeira à beira do Rio Paranhana, em Igrejinha, Argenta tem no trabalho – muito trabalho, mais precisamente – uma das estratégias de sucesso no mundo dos negócios. “Aos sábados, quando não havia produção, ia à fábrica para deixar tudo preparado para as atividades da semana seguinte”, disse.
Além deste, outros fatores que o empresário sempre leva em consideração em suas ações são os investimentos, a formação de pessoas, a qualidade como forma de conquista da perfeição, o foco no cliente, a competitividade, o design dos produtos, a antecipação em relação aos concorrentes, a unidade de ação da equipe diretiva e o investimento em sustentabilidade.
“Quem investe no seu negócio passa para fornecedores e clientes a mensagem de que acredita nele os leva a acreditar também”, afirma Argenta, alertando de que arrogância e prepotência levam à falência. O empresário também destaca a importância de formar continuamente as pessoas, que, como ele destaca, são a extensão dos braços do dirigente e, se bem-conduzidas, produzem em alto nível.
O otimismo também sempre esteve presente na vida do empresário, que destaca o excelente momento vivido pelo Brasil. “O país vive um momento especial e deve ter nos próximos 20 anos um período de grande prosperidade”, afirma.
Piratini é próximo objetivo
Ex-prefeito e ex-deputado federal, Roberto Argenta sonha, agora, em ser governador do RS pelo PSC, partido pelo qual lançou sua candidatura em março. “Quero retribuir ao povo gaúcho tudo o que me proporcionou”, explica, projetando para o Estado o mesmo sucesso da indústria calçadista que dirige. “Podemos voltar a ser o melhor estado do país, vibrante, forte e feliz”, enfatizou na palestra no Teatro Feevale, cujo público, formado em sua maioria por jovens, o aplaudiu por diversas vezes.
Se eleito, Argenta pretende valorizar os servidores públicos, investir em um programa de retomada da educação e facilitar a vida de quem quer gerar emprego. “Onde há emprego não há falta de saúde e não há violência. Emprego traz benefícios a todos. Por isso, vamos mudar a lógica atual e facilitar as coisas para quem quer empreender. O ensino técnico será valorizado e vamos voltar a ter a melhor educação do pais”, finalizou.
Afirmações do empresário
- Qualidade garante o futuro
- Arrogância e prepotência levam à falência
- Imagem é o alfabeto da alma
- Quem acredita no seu negócio investe nele
- Dinheiro não gosta de ser desprezado
- Dinheiro é instrumento para gerar emprego
- Aprenda com quem tem sucesso
- Nossa alma vive do belo