Home > Notícias
27/03/2019

Abicalçados alerta para obrigatoriedade de logística reversa de embalagens

Com o objetivo de sensibilizar empresários gaúchos sobre a necessidade de adoção de um sistema de logística reversa para embalagens de calçados, a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) promove, na próxima quarta-feira (27), na sua sede, em Novo Hamburgo/RS, um encontro para tratar do tema. A conversa será conduzida pela coordenadora da Assessoria Jurídica da Abicalçados, Suély Muhl e tem início a partir das 17h30. As inscrições são gratuitas e limitadas e podem ser feitas por formulário on-line - http://bit.ly/2YbBXl2.

Suély ressalta que o tema é de suma importância para as empresas. “Segundo a legislação ambiental brasileira, todas as empresas devem se responsabilizar pela logística reversa de suas embalagens pós-consumo, sendo que as que não se encarregarem da questão podem incorrer em crime ambiental”, comenta, acrescentando que o Ministério Público já vem questionando o tema por meio de ações civis públicas.

O que é logística reversa?
Quanto à obrigação legal de logística reversa, de acordo com a Lei 12.305/2010, entende-se como o instrumento destinado a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, após o uso pelo consumidor, para reaproveitamento, ou outra destinação final ambientalmente adequada.

Quando iniciaram as negociações para adoção do Sistema de Logística Reversa para calçadistas?
Em junho de 2018, quando a Abicalçados assinou o Termo de Cooperação Ambiental com o Ministério Público do Estado do Mato Grosso do Sul.

O que levou a Abicalçados a entrar neste processo?
Em janeiro de 2018, a Entidade foi notificada pelo Ministério do Meio Ambiente, quanto à existência e obrigatoriedade da Logística Reversa. Mais tarde, em março de 2018, recebemos notificação sobre o inquérito civil no âmbito do Estado do Mato Grosso do Sul.

Quais os riscos para as empresas que não se engajarem no acordo?
Risco de ter de arcar com o pagamento da cobrança de indenizações pelo Ministério Público, envolvimento em ações civis públicas, enfim, poderão ter implicações legais.

Como aderir ao acordo?
Primeiramente, assinando o Termo de Adesão ao projeto de implantação de Sistema de Logística Reversa de embalagens e o enviando à Abicalçados – o termo pode ser solicitado pelo e-mail suely@abicalcados.com.br. Após, a Abicalçados comunicará a gestora do projeto (New Hope Ecotech), que fará o contato com a empresa associada. Feito isso, a empresa assinará um contrato com à New Hope Ecotech e fará o levantamento da pegada de logística reversa – quantidade de embalagens enviadas ao Mato Grosso do Sul levando em consideração a meta de 22% de reciclagem.

A partir de quando as embalagens já deverão ser recolhidas?
Perante o Mato Grosso do Sul, a Abicalçados fechou negociação com a Promotoria para que o levantamento da pegada leve em consideração o último semestre de 2018. Ou seja, a apuração da pegada de logística reversa será realizada em ciclos anuais, à exceção do primeiro ciclo que foi negociado com o MPE/MS, cuja neutralização compreenderá o período de julho a dezembro de 2018.

A empresa New Hope Ecotech se encarregará de todo o serviço, desde recolhimento até destinação final?
Sim. A empresa New Hope Ecotech será a gestora do projeto e terá suas atribuições elencadas diretamente com a Indústria que aderi-lo, através de contrato entre as partes.

No que a minha empresa precisa se envolver?
A empresa ficará responsável pela autodeclaração sobre a quantidade de pares comercializados, informações sobre a embalagem, pagamento da fatura referente à pegada de logística reversa, projetos de educação ambiental etc.