Home > Notícias
03/05/2018

Com patrocínio da Couromoda, Abicalçados entrega o Prêmio Direções aos destaques do setor

Comemorando seus 35 anos de fundação, a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) entregou, ontem (26), a 6ª edição do Prêmio Direções, iniciativa que tem o patrocínio da Couromoda. A premiação destacou os principais cases do setor calçadista nacional nas áreas de Gestão Industrial, Marketing, Internacionalização, Design e Sustentabilidade, além do jornalista que escreveu a melhor matéria setorial em 2017. Durante a cerimônia, realizada no Espaço TAO, em Novo Hamburgo/RS, a entidade também lançou a sua nova identidade visual.

Na oportunidade, o presidente do Conselho Deliberativo da Abicalçados, Rosnei Alfredo da Silva, ressaltou a data histórica, lembrando importantes conquistas do setor. “Ao longo dessas três décadas e meia de batalhas, conquistamos muitas coisas importantes. Na área de defesa comercial, o antidumping contra o calçado chinês. Na área internacional, qualificamos as exportações de calçados, hoje destinadas a mais de 150 países. Nossa representatividade se fez notada com pleitos acolhidos no Poder Público”, disse, destacando que as conquistas possibilitaram que, mesmo em meio a dificuldades econômicas e políticas, a indústria de calçados se mantivesse competitiva. Silva lembrou a história da entidade, que nascida na década de 80 enfrentou período difíceis, não somente politicamente, com o Regime Militar, mas também na área econômica, com a hiperinflação e depois a crise cambial já na década de 90.

Nova identidade
A noite também foi de apresentação da nova identidade visual da Abicalçados. Sem perder a essência da entidade, a identidade foi modernizada de acordo com as tendências do minimalismo. “Optamos por um visual mais clean e objetivo, objetividade essa que é premissa fundamental para o sucesso num mundo cada vez mais cheio de informação, onde a relevância deve ser observada”, explica a coordenadora de Promoção de Imagem da Abicalçados, Alice Rodrigues, ressaltando que a atualização da marca, que aconteceu pela última vez em 2007 para a celebração dos 25 anos da Abicalçados, segue uma tendência global de grandes marcas mundiais ao simplificar seus traços e formas. Confira mais detalhes clicando aqui.

Premiação
Os vencedores, além do troféu do Prêmio Direções, receberão divulgação nos canais de comunicação da Abicalçados e também em eventos realizados pela entidade ao longo de 2018.

O Prêmio Direções foi uma promoção da Abicalçados e contou com os patrocínios de Couromoda, Francal Feiras, Sicoob Ecocredi e UPS Brasil.

VENCEDORES 2018

Categoria: INTERNACIONALIZAÇÃO
Micro/pequeno porte: Empresa Ferri
Case: Inserção da Ferri São Paulo nos Estados Unidos
Médio/grande porte: West Coast
Case: Inserção da West Coast no mercado indiano

Categoria: DESIGN
Micro/pequeno porte: Empresa Fabrés
Case: Luxo Sustentável
Médio/grande porte: Ortopé
Case: Design Letra LED e Zip Max: Liberdade para brincar

Categoria: GESTÃO INDUSTRIAL
Micro/pequeno porte: Ushtemp
Case: Usthemp ID
Médio/grande porte: Kidy
Case: Operação Estoque Zero

Categoria : MARKETING
Micro/pequeno porte: Usthemp
Case: CLÃ USTHEMP
Médio/grande porte: Bibi
Case: BibiTUBE: Websérie - https://www.youtube.com/bibi%20tube

Categoria: SUSTENTABILIDADE
Micro/pequeno porte: Perky
Case: Perky e mulheres Kayapó: Valorizando o trabalho artesanal
Médio/grande porte: Ortopé
Case: Ortopé Eco: Reutilização do resíduo industrial para confecção de calçados

Categoria: MELHOR MATÉRIA/JORNALISTA
Jornalista: Bárbara Bengua
Título da matéria: Knit é a Tendência de moda e do mercado