Home > Notícias
16/01/2018

Ablac lança aplicativo para treinamento de vendedores de lojas

A Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados (Ablac) lançou nesta terça-feira, na Arena Couromoda, o aplicativo Treinalojas Ablac, cujo objetivo é dar uma nova dimensão ao treinamento de vendedores e ajudar a reduzir uma das principais carências do setor. A cerimônia contou com a presença de diretores da entidade e lojistas participantes do ciclo de palestras que integra a programação oficial da feira.

“A eficácia do aplicativo foi comprovada durante a fase de testes, entre os dias 15 e 20 de dezembro, em redes de lojas associadas”, afirmou o diretor-executivo da Ablac, Wesley Barbosa, que faz nova apresentação nesta quarta-feira, às 11h30min. Conforme ele, durante a Couromoda,os lojistas podem associar-se à Ablac em um estande em frente à Arena Couromoda e ter acesso ao aplicativo, bem como aos demais benefícios que a entidade oferece.

100% mobile, o Treinalojas Ablac contém cinco módulos. São vídeos de até 5 minutos sobre tipos de calçados, componentes, processos de produção e técnicas de vendas, e um tutorial que orienta sobre a utilização e as respostas às questões ao final de alguns vídeos.

Compatível com os sistemas operacionais IOS e Android e extremamente amigável, o Treinalojas Ablac deve servir como plataforma de qualificação, em tempo real,para milhares de profissionais que atuam em lojas associados à Ablac e possibilitar um melhor atendimento aos clientes.“Aprevisão é de que o número de usuários chegue a 100 mil e haja grande avanço na qualificação dos vendedoresnos próximos anos”, afirma o presidente Marcone Tavares.

O cadastramento de usuários deve ser feito individualmente por cada loja associada, através de nome, CPF, telefone, e-mail e senha.



Avaliação constante
Desde o início da fase de testes, as equipes de vendas vêm sendo estimuladas a fazer uso do aplicativo diariamente e avaliadas por meio de quizz. Em breve, a Ablac vai iniciar a certificação de vendedores que alcançarem as maiores pontuações como especialistas em venda de calçados e conceder-lhes uma certificação impressa, além de prêmios diversos.

“Os novos hábitos de compra e o elevado grau de conhecimento dos consumidores em relação aos produtos impõem aos vendedores de lojas um grande preparo técnico para fazer com que a compra seja cada vez mais uma experiência positiva e auxilie no aumento dos negócios do varejo calçadista brasileiro”, acrescenta o presidente da Ablac.

Com o passar do tempo,também será formado um banco de dados de profissionais certificados pela Ablac, o qual poderá ser consultado pelas redes associadas quando houver necessidade de contratação de novos trabalhadores.

Marcas poderão veicular publicidade
O Treinalojas Ablac também tem espaços para veiculação de publicidade defabricantes e marcas, que poderão, em breve, postar vídeos de seus produtos, treinar e testar os usuários.

Indústrias de calçados femininos, infantis e masculinos já demonstraram interesse em aderir ao Treinalojas Ablac e fazer dele um canal de treinamento de vendedores de todas as regiões brasileiras simultaneamente ou por áreas específicas, conforme o seu interesse comercial. “Os fabricantes também poderão certificar e premiar os vendedores que alcançarem os requisitos exigidos em seus testes de avaliação”, finaliza o presidente da Ablac.