Home > Notícias
28/11/2022

Alshop prevê 90 mil vagas temporárias até o final do ano

Com a chegada do último trimestre do ano e o aumento da circulação de consumidores, a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) acredita que as próximas datas comemorativas, como Copa do Mundo, Black Friday e Natal, irão elevar a oferta de vagas temporárias para o comércio em pelo menos 90 mil postos de trabalho entre os associados à entidade. O número é superior ao do ano passado, quando 80 mil vagas foram abertas no último trimestre do ano.

De acordo com um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Sebrae, a estimativa é que haja a abertura de 94,7 mil vagas temporárias até o final do ano. A projeção veio abaixo do que se esperava para o último trimestre do ano passado – 105.723 vagas e menor também que o de 2019 – 103.211 vagas.

A abertura de vagas temporárias para vendedores, ajudantes e balconistas são as mais requisitadas, e de acordo com o levantamento mais da metade das empresas preferem contratar jovens de 18 a 34 anos.

Já o salário médio inicial está em torno de R$1.600 e a jornada de trabalho será entre 6 horas e 8 horas diárias. O setor de vestuário, calçados e supermercados serão os que mais vão contratar.

“Os empresários já começam a contratar, portanto, essa será uma ótima oportunidade para os cidadãos que estão buscando uma oportunidade. E ainda vale lembrar que a taxa de efetivação dos temporários após o Natal deve ser representativa”, comenta Luis Augusto Ildefonso diretor institucional da ALSHOP.

Vale ressaltar que ainda existem lojistas que não vão contratar por não acreditar em um aumento significativo da demanda; por não ter verba suficiente para contratações e também por considerar os encargos trabalhistas muito altos.