Home > Notícias
14/02/2018

Ano de reinvenção e retomada do crescimento para o varejo

MARCONE TAVARES
Empresário/lojista e presidente da Ablac - Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados


O varejo brasileiro de calçados tem em 2018 o desafio de dar continuidade ao seu processo de reinvenção e retomar o crescimento de suas vendas. A projeção é de uma alta de 3%no faturamento no período de janeiro a dezembro deste ano, que pode ser maior se forem efetuadas as tão necessárias reformas tributária e política, e adotadas medidas de estímulo à economia, capazes também de devolver a confiança ao consumidor.

O setor, que sofre com a queda dos negócios e o aumento de custos desde 2013, passa por uma profunda mudança de estrutura, com redução de lojas para formatos menores e mais voltados à experiência de compra do consumidor e revisão do próprio conceito. Os ajustes estruturais em curso visam a adequação aos novos hábitos de compra do consumidor e, em consequência, viabilizar a volta do crescimento e da rentabilidade das empresas.O consumidor está mais decidido em relação às compras. Sabe o que quer e precisa comprar, por isso diminui a compra por impulso e exige uma experiência de compras positiva, que as lojas estão empenhadas em atender da melhor maneira possível.

Felizmente, o cenário que se apresenta para 2018 é ligeiramente diferente do de 2017, ano em que as expectativas de vendas de calçados não foram alcançadas. O Natal, sempre a mais importante data comercial, teve desempenho negativo equivalente ao de 2016.

Mesmo que não consigam ver com clareza como devem se desenvolver as atividades do comércio de calçados nos próximos meses, os dirigentes não estão esperando os clientes à porta de suas lojas: estão empenhados em atraí-los. Da qualificação do atendimento à ampliação dos prazos de pagamento, passando por novidades em produtos e novas tecnologias, os gestores lançam mão de uma série de estratégias para reverter as dificuldades.

A Ablac, que comemora 15 anos de atividades em 2018, também desenvolve ações para auxiliar seus associados a superar uma de suas maiores carências no âmbito dos recursos humanos. Durante a Couromoda 2018, a entidade lançou o TreinalojasAblac, aplicativo que dá uma nova dimensão ao treinamento de vendedores de lojas, cuja qualificação tem influência direta sobre os seus resultados.

O aplicativo vem tendo excelente aceitação entre os lojistas, inclusive entre os não-associados da Ablac, que, ao filiarem-se à entidade, passaram a poder utilizá-lo para dotar seus colaboradores de uma maior qualificação técnica. Esperamos que muitos outros façam o mesmo e possamos ampliar o número de associados e de vendedores certificados e, principalmente, auxiliar o varejo de calçados na retomada de seus negócios em 2018.