Home > Notícias
30/06/2017

Aplicativo que calcula o número do sapato é sucesso nas vendas online

Um aplicativo de smartphone capaz de calcular em alguns segundos o tamanho exato do sapato registrou centenas de downloads em poucas semanas. Ele se chama Yousize e foi desenvolvido por dois jovens italianos Lorenzo Calvosa e Lorenzo Meregalli, ambos com 19 anos. Foi durante uma aula na universidade que começaram a se concentrar na ideia que poderia resolver um dos riscos das compras online: restituição dos sapatos por causa do número errado.

Até então, a única maneira de ter certeza de ter escolhido o número certo era experimentar os sapatos que você desejava diretamente em uma loja. A prática do showrooming, no entanto, está incomodando vários comerciantes: no ano passado, na região do Alto Adige, para derrotar a concorrência da web, os donos de algumas lojas de calçados esportivos decidiram cobrar 10 euros para experimentar o calçado na loja. Porém, de hoje em diante, as coisas podem mudar. 

“Já faz um tempo que queríamos fazer algo novo e divertido, e quando vimos a estatística sobre comércio online pensamos que seria útil desenvolver um aplicativo capaz de melhorar o serviço”, explica Lorenzo Meregalli.

O primeiro passo foi comprar um manual para os desenvolvedores da Apple e estudá-lo profundamente por cerca de um ano. Neste intervalo de tempo, os dois desenvolveram o aplicativo. O segundo passo foi apresentar o produto para a Apple, que, depois de ter verificado a consistência de todos os parâmetros, incluiu recentemente na sua loja da Apple.

No período de 15 dias, o Yousize registrou cerca de 500 downloads e chegou ao sexagésimo lugar na classificação Top Shopping. Para fazê-lo funcionar, basta inserir o tamanho de um sapato que você já tem e o aplicativo automaticamente procura número correspondente da marca que você quer comprar. “Até o momento conseguimos registrar cerca de 70 marcas diferentes, seja para homens ou para mulheres, mas logo pretendemos atualizar e expandir o banco de dados”, conta Meregalli.

Leia também:
Skechers: mais de um bilhão de dólares em vendas
Moda Church’s vai dos clássicos ao tênis
Cresce a venda de calçados masculinos nos Estados Unidos
Estados Unidos: um quarto dos shopping centers irão fechar em cinco anos
LVMH: chegou a vez da era digital para o 24sevres.com
Pitti Uomo e sua moda eco-friendly