Home > Notícias
27/04/2022

Assintecal promoverá exportações de micro e pequenas empresas

De olho na retomada do mercado internacional para componentes para calçados, a Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) promove, por meio do By Brasil Components, Machinery and Chemicals e em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) pelo projeto Integramoda, o MPE Exportadora. Voltada para empresas de micro e pequeno portes do setor, a iniciativa prevê consultorias, análises de mercados potenciais e a participação em quatro feiras internacionais na América Latina a partir de julho.

A gestora de Marketing e Relacionamento da Assintecal, Aline Santos, destaca que o projeto visa apoiar empresas de menor porte no processo de internacionalização. "O único empecilho para não exportar é não estar preparado. Empresas, independente dos portes, podem ter processos de internacionalização de sucesso", frisa Aline, ressaltando que a abertura de mercado pós-pandemia demonstrou um grande potencial para exportações de componentes e insumos para calçados. No escopo do MPE Exportadora, estão previstas consultorias de exportações, nas quais as participantes terão acesso a estudos de mercados potenciais, técnicas de precificação, análise de produtos, suporte para invoices e processos burocráticos em geral, culminando na participação em algumas das principais mostras do setor na América Latina.

"Nas feiras, em que as empresas poderão contar com representante do projeto, caso não possam ter equipe própria presente, trabalharemos a prática da teoria absorvida durantes das consultorias", explica a gestora, acrescentando que nas mais recentes edições, as feiras que fazem parte da iniciativa - FICCE (Equador), IFLS (Colômbia), Expodetalles (Peru) e ANPIC (México), geraram US$ 8,7 milhões para os expositores brasileiros apoiados pelo By Brasil Components, Machinery and Chemicals, projeto de promoção realizado em parceria pela Assintecal, Abrameq e ApexBrasil.

Mais informações e inscrições para o projeto pelo e-mail relacionamento@assintecal.org.br.

Sobre o By Brasil Components, Machinery and Chemicals
Os fabricantes brasileiros que integram o setor de componentes interessados em ampliar suas relações comerciais com o mercado externo têm a oportunidade de participar, assim como outras 300 empresas, do projeto By Brasil Components, Machinery and Chemicals, realizado pela Assintecal, ApexBrasil e Abrameq, que pretende promover um bom desempenho das exportações e, consequentemente, do setor. O projeto possui soluções adequadas a cada nível de internacionalização, mantendo ao alcance das empresas ações de promoção comercial, inteligência, capacitação, entre outros. Para mais informações, entre em contato por meio do e-mail: relacionamento@assintecal.org.br.

Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.

Sobre a Assintecal
Há três décadas a Associação Brasileira de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) atua diretamente na expansão de seu setor coureiro-calçadista. Seu trabalho é reconhecido pela força e diálogo com todas as esferas governamentais, pela consolidação do mercado internacional e pelo desenvolvimento em pesquisas e conteúdo de moda. A entidade responde por um setor que possui 3 mil empresas.