Home > Notícias
02/07/2020

Conexão COUROMODA: varejo teve muitos aprendizados durante a pandemia

Os lojistas que participaram da segunda edição do Conexão Couromoda, nesta quarta-feira, enfatizaram que a pandemia de Covid-19 trouxe prejuízos, mas também muitos aprendizados para o varejo de calçados. As novas expertises, segundo eles, serão importantes para o sucesso do setor após a retomada das atividades, que deve ocorrer em breve.

Para Manoel Kherlakian (Lojas Pontal-SP), a tônica do varejo, na reabertura das lojas, deve ser a oferta de produtos e prazos de pagamento adequados à nova realidade dos clientes. “Em vez de sapatos de festa, é preciso priorizar os produtos multiuso e os esportivos, que estão tendo maior demanda”, afirmou. O lojista também destacou que o Brasil é um ‘país espetacular’ e que tem tudo para se recuperar rapidamente. “Tudo vai passar”, disse.

Antoniel Lordelo (Azul Calçados-SP) enfatizou que a rapidez na tomada de decisão é um dos muitos legados da crise. “O que vale para hoje não vale para amanhã. Decidir rápida e assertivamente será cada vez mais importante”, explicou. Para ele, outro legado da pandemia é a valorização da equipe, o uso de novas tecnologias e a convicção de que é possível fazer diferente. Também restam como aprendizados a necessidade de quebrar paradigmas digitais e a certeza de que os industriais são parceiros dos varejistas, em todas as situações.

Raul Viega de Rocha (Radan-RS) também disse acreditar numa volta rápida à normalidade. “Somos um povo com grande capacidade de nos adaptarmos às novas situações”, afirmou, citando que os ajustes feitos ao longo dos últimos meses deixaram o varejo calçadista mais preparado para a retomada das operações.

Confira a íntegra do Conexão COUROMODA no vídeo abaixo!

Líderes setoriais na próxima edição, dia 8
Na próxima quarta-feira, dia 8, também às 11h, será realizada a quarta edição do Conexão COUROMODA, que tratará do tema: "Produção e consumo no pós-Covid: As demandas e os desafios da indústria calçadista do Brasil". Os convidados são Haroldo Ferreira (Presidente Exectutivo da Abicalçados), Carlos Brigagão do Couto (Presidente do Sindifranca), Marco Kirsch (Diretor Executivo da ACI - NH/CB/EV) e o Deputado Federal (RS) Lucas Redecker (Presidente da Frente Parlamentar Calçadista).