Home > Notícias
12/07/2018

Resgate histórico do setor calçadista: confira alguns dos fatos mais marcantes da trajetória de 45 anos de sucesso da COUROMODA

Criada em 1973, a COUROMODA teve sua primeira edição em 1975, no Hotel Nacional, no Rio de Janeiro. De lá, transferiu-se para São Paulo e levou o calçado brasileiro a todos os continentes do mundo. Passados 45 anos, o evento é um dos mais importantes do setor em nível global, não limitando-se apenas a ser uma feira de negócios profissional e eficiente. Confira, no especial que se segue, um pouco desta incrível trajetória e o impacto que COUROMODA teve no setor na avaliação de grandes personalidades mundiais do segmento calçadista.

Confira alguns dos momentos mais marcantes de uma trajetória de sucesso

1973
Na exposição Brazil Export – iniciativa do então governo brasileiro para ampliar as exportações de produtos acabados -, em Bruxelas, na Bélgica, o empresário Francisco Santos, que deixava o segmento de publicidade, comunicava ao mercado a estruturação de seu futuro empreendimento, a Couromoda, um projeto inovador de promoção comercial que se tornaria sinônimo de sucesso e bons negócios ao longo da história.

1974
É levada ao mercado uma ideia de ampliar as feiras calçadistas para além dos polos produtores (Novo Hamburgo/RS e Franca/SP) e levá-las para os centros consumidores. O projeto de um evento itinerante nas principais capitais brasileiras não se concretizou, mas a ideia estava lançada. O projeto é
redesenhado e lançado como um evento único, no Rio de Janeiro.

1975
Em fevereiro, no Hotel Nacional, no Rio de Janeiro, era realizada a primeira edição da Couromoda, pioneira entre as mostras calçadistas ao levar os expositores aos centros consumidores. Com 65 expositores e visitação profissional, a feira se tornou um marco no setor. No mês de julho, a segunda Couromoda duplica a área ocupada e recebe 125 expositores.

1976
Em janeiro, a terceira edição da Couromoda revela crescimento impactante. Passa a ocupar 12 andares e recebe 2,4 mil varejistas de todo o Brasil, que conferem as novidades de 240 expositores. Naquele ano, o Ministério da Indústria e Comércio do Governo Geisel proíbe a realização da Couromoda de julho, atendendo a pedido das feiras em centros produtores, numa intervenção inimaginável nos dias atuais. Na época - e até 1988 -, a realização de feiras era controlada e precisava de autorização governamental a cada edição.

1980
A Couromoda lança e realiza no Hotel São Paulo Hilton, em São Paulo, a I Pré-Coleções, apresentando as matérias-primas que iriam compor os calçados e bolsas que seriam apresentados em janeiro. O evento, em novembro, tem 51 expositores, mostrando tendências em materiais e cores para o outono-inverno.

1984
Devido ao seu grande crescimento, a XI Couromoda torna-se totalmente horizontal e é realizada no Rio Centro, com 450 expositores. Ao receber 337 importadores, a feira passa a ter boa relevância internacional e ganha ainda mais destaque no calendário mundial.

1986
A Couromoda se transfere para São Paulo, capital econômica do Brasil. A primeira edição no novo formato tem 520 expositores e ocupa o Parque de Exposições do Anhembi.

1987
Na 14ª Couromoda, Francisco e Waleska Santos anunciaram a ampliação do trabalho de promoção internacional do calçado brasileiro, iniciado em 79, com a criação do programa Shoes from Brazil.

1992
A mostra passa a chamar-se oficialmente Couromoda – Feira Internacional de Calçados, Artefatos, Couros, Componentes e Equipamentos, consolidando o caráter global do evento. Atualmente, o nome oficial é Couromoda - Feira Internacional de Calçados, Artefatos de Couro e Acessórios de Moda.

1995
Tendo como principais novidades a Central de Apoio ao Lojista e a Fábrica High Tech – que originou a Fábrica-Modelo -, a Couromoda atinge o total de 705 expositores. O projeto da Fábrica-Modelo se seguiu por vários anos e foi sucesso no setor.

1996
Nos dias 27 e 28 de setembro, é realizado o I Congresso Brasileiro do Varejo Calçadista, patrocinado pela Couromoda e que se tornaria o Congresso Brasileiro do Calçado, evento consagrado no calendário do setor que já levou centenas de apresentações dos mais diversos profissionais para a capacitação do setor. O primeiro evento, no World Trade Center, contou com a presença de 520 profissionais do segmento, na época todos pagantes.

1998
No dia 31 de janeiro, entrava no ar o portal Couromoda.com. O site foi pioneiro no segmento de feiras do setor em termos globais e se torna referência pelo conteúdo de qualidade e informações relevantes.

2003
A ideia de uma entidade para congregar os varejistas do segmento toma forma em definitivo durante a feira, com a criação da Associação Brasileira dos Lojistas de Artefatos e Calçados (Ablac), tendo Antônio Espolador como seu primeiro presidente e o suporte da Couromoda nos seus primeiros anos.

2011
O Congresso Mundial do Calçado é, pela primeira vez, realizado no Brasil. O Rio de Janeiro foi o palco do evento, que teve o copatrocínio e a organização da Couromoda.

2015
Uma nova revolução na trajetória da Couromoda, desta vez a transferência para o Expo Center Norte, estrutura de nível internacional que propiciou maior comodidade a expositores e visitantes, gerando ainda mais negócios.

2017
Congresso Couromoda Digital traz o que de mais inovador há no segmento de tecnologia. Paralelamente, ocorre o Preview Couromoda 2018, sucesso de público e crítica. Já o European Shoe Case, também realizado no mesmo período, apresentou as principais tendências de moda para o inverno 2018.

2018
Celebrando 45 anos de sua fundação, a Couromoda e a São Paulo Prêt-à-Porter renovam seu papel de maior semana de moda e negócios dos setores de calçados e vestuário da América Latina.