Home > Notícias
29/03/2019

Congresso Mundial do Calçado em Nápoles: sustentabilidade e mundo digital em pauta

Nápoles, na Itália, torna-se a capital mundial do calçado entre os dias 3 e 5 de abril, quando a cidade sediará a 6ª edição do Congresso Mundial do Calçado, promovido pela Confederação Europeia do Calçado (CEC). O evento, que acontece pela primeira vez na Itália após as edições brasileira e mexicana, é intitulado “A digitalização para uma indústria de calçados sustentável” e tem como objetivo propor boas práticas e histórias de sucesso de todo o mundo.

Segundo o presidente da CEC, Cleto Sagripanti, “o Congresso é uma oportunidade importante para os profissionais do setor de calçados e acessórios. Os investidores poderão discutir as melhores práticas adotadas em termos de digitalização, e-commerce e sustentabilidade”. O evento foi apresentado pela comissão organizadora, composta, entre outros, por Carlo Casillo, presidente da seção Sistema Moda da União Industrial de Nápoles, e por Michele Lettieri, da Academia de Moda de Nápoles.

A escolha de Nápoles
É uma forma de reconhecimento a um distrito industrial que, mesmo com a grande crise, cresceu significativamente em dez anos. A indústria de calçados da região da Campânia representa 15% da italiana e 50% da região sul do país. A Itália, por sua vez, possui o segundo maior volume de exportação de calçados do mundo, em valores.

O empresário napolitano e conselheiro nacional de Assocalzaturifici (associação nacional de fabricantes), Pasquale Della Pia, enfatiza: “As marcas de luxo têm comprado produtos da Campânia já há algum tempo e estão cada vez mais interessadas. Isso atesta a qualidade dos produtos e das empresas. Além da capacidade de produção, capaz de alcançar 10 mil pares de calçados por dia das marcas de luxo, e além dos artigos de couro.”

Programação
Três dias com muitos convidados. Para o dia 4 de abril, espera-se o ministro da Cultura, Alberto Bonisoli. No dia 5 de abril, o presidente da Confindustria Vincenzo Boccia fará a abertura. No dia 4 também estão confirmados Dietmar Dahmen, palestrante e consultor profissional de mudanças, inovações e estratégias de mercado disruptivas com clientes globais; e Nicola Antonelli, gerente de projetos web de Luisa via Roma, uma história de sucesso de vendas on-line. Na tarde do dia 4, estará presente Julia Song, especialista do mercado coreano. Assim como os cases de sucesso de Hemei, Velasca e Netcomm. Além de empresas de origem napolitana, como Kiton e Deliberti.

Leia também:
Após 2017 difícil, Prada voltou a crescer em 2018
Ano de 2019 ainda não deve ser o da virada para varejo dos Estados Unidos
Nike tem problemas com as autoridades fiscais na Europa
New Balance: uma nova fábrica "digitalizada" nos Estados Unidos