Home > Notícias
30/11/2021

Dakota vence Top de Marketing ADVB-RS com case “Mulheres Que Causam”

Os resultados do Top de Marketing da ADVB-RS foram conhecidos no dia 23 de novembro e a Dakota foi uma das vencedoras, na categoria Calçados. O case apresentado partiu de pesquisas de comportamento, de mercado e de social listening que demonstraram a importância da representatividade da luta das mulheres em seu dia-a-dia e nas suas áreas de atuação profissional para causar identificação e gerar valor  para o seu público. Essa percepção inspirou a campanha “Mulheres que Causam”, um marco na comunicação da Dakota, trazendo para as consumidoras a história real de quatro mulheres inspiradoras.

Com a ressignificação do termo “causar”, muitas vezes usado de forma pejorativa para se referir às mulheres, a marca contou as trajetórias da cientista Jaqueline Goes de Jesus, uma das responsáveis por sequenciar o genoma do coronavírus no Brasil em tempo recorde; da modelo Giulia Dias, que sofreu um acidente de carro aos sete anos que a deixou com uma destacada cicatriz no rosto e hoje é um símbolo de beleza real e representatividade nas campanhas publicitárias; da professora Doani Emanuela Bertan, finalista do Global Teacher Prize por seu trabalho junto a alunos com deficiência auditiva; e da ativista social Elizandra Cerqueira, premiada internacionalmente por seus empreendimentos de impacto social na favela de Paraisópolis, São Paulo.

A campanha teve altíssimo engajamento nas redes sociais da Dakota, das mulheres homenageadas e também do squad de celebridades e influenciadoras que a marca mantém, e que foram responsáveis por apresentar ao público essas histórias inspiradoras. Juliana Paes, Hariany Almeida, Gabi Martins e Gleici Damasceno possuem juntas mais de 57 milhões de seguidores apenas no Instagram e amplificaram o alcance da ação. “Mulheres Que Causam” ajudou a traduzir e tangibilizar o espírito da marca, gerando valor e identificação da Dakota com a sua consumidora.

De acordo com a gerente de marketing da marca, Isabel Maldaner, “o empoderamento feminino e as novas narrativas da mulher brasileira são eixos inspiradores para o trabalho de branding e comunicação desenvolvido pela Dakota”, o que garante a entrega de conteúdo relevante às suas mais de cinco milhões de seguidoras nas redes sociais. A Dakota é uma marca de calçados que valoriza a potência da indústria nacional, feita por brasileiros para a mulher brasileira. Com inspiração na pluralidade feminina, cada sapato é desenvolvido para se tornar uma forma de expressão de personalidade através da moda, sob o guarda-chuva do conceito “Ser Linda é Ser Feliz”.