Milão, na Itália, verá acontecer a sua primeira semana de moda digital, de 14 a 17 de julho. O evento online, que será chamado de Milano Digital Fashion Week, exibirá coleções masculinas de primavera-verão 2021, juntamente as pré-coleções femininas e masculinas da próxima primavera. O evento é organizado pela Camera Nazionale della Moda Italiana, órgão que promove a indústria da moda do país e que organiza as semanas de moda.
Com a Itália saindo gradualmente do lockdown desde o dia 4 de maio, foi permitindo que a produção e o comércio de moda voltasseem a funcionar. A MDFW permitirá que as marcas, regulamentadas por um calendário oficial, ofereçam “contribuições e formatos diferentes, seja um filme, um programa a portas fechadas, imagens nos bastidores de uma sessão de campanha publicitária ou entrevistas".
Cada um poderá decidir, dependendo de sua própria estrutura e organização. "Alguns mostrarão coleções ou pré-coleções masculinas ou femininas. Isso faz parte das mudanças na indústria que o vírus acelerou”, disse Carlo Capasa, presidente da Camera. O órgão prometeu também ajudar pequenas marcas a produzirem conteúdo, de forma a promovê-las.
Em março, a Camera havia anunciado que a semana de moda masculina (marcada para junho) aconteceria junto com a feminina, prevista para setembro. Com o anúncio do novo formato digital, o órgão não abriu mão da fashion week física e disse que os shows e apresentações marcados para os dias 22 a 28 de setembro continuam no calendário.