O empresário Ernani Reuter, 88 anos, recebeu, no dia 06, a Medalha do Mérito Farroupilha, a mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS), com proponência do deputado Issur Koch (PP). Seu Ernani, como é carinhosamente chamado, foi administrador da extinta fabricante calçadista Reichert & Cia (Campo Bom), que chegou a ser maior exportadora de calçados do Brasil.
Nascido em Sapiranga em 1933, Seu Ernani reside em Campo Bom desde 1941. Começou suas atividades na Reichert & Cia em março de 1951, passando a administrador em 1962, e nas demais empresas do grupo. Em 1955, casou-se com Lilian Reuter. É pai de três filhos e avô de quatro netos. Na sua trajetória, destacou-se também como integrante da Comissão de Emancipação de Campo Bom.
Entre os anos de 1974 e 1978, o empresário foi presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI). Integrante da diretoria da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul Fiergs) e do Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Ciergs) durante quase 30 anos, ele participa da administração da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) desde sua fundação em 1983. Foi presidente e hoje integra o Conselho Deliberativo do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC) e, na Fenac, além de ser presidente do Conselho Deliberativo, esteve na vice-presidência em duas gestões.