Home > Notícias
06/11/2019

Estoque: cinco dicas valiosas

A gestão do estoque possui impacto direto na saúde financeira da loja. Por meio do controle de estoque, o lojista tem condições de saber o volume disponível de cada produto dentro da loja e também quanto dinheiro todo o mix vale. Embora seja uma tarefa básica e muito importante, é comum haver dificuldade para realizar um controle eficaz e ocorrer ruptura de estoque. A falta de controle pode trazer diversas consequências, como falhas na análise se a venda está de acordo com as previsões, desvios e impacto nas vendas e na produtividade dos funcionários.

O Sebrae reuniu cinco dicas para ajudar a controlar o estoque, que podem ser conferidas, juntamente com outros temas, aqui

1. Conheça o prazo médio de entrega dos fornecedores e o volume de vendas por coleção ou estação, no caso do varejo de calçados.

Manter um estoque adequado, nem baixo nem alto demais, significa otimização dos processos de compra e menos capital de giro imobilizado. Procure manter sempre um nível de estoque em linha com as projeções de vendas para a estação ou data festiva, por exemplo.

2. Acompanhe as tendências e os novos produtos

Caso esteja vencendo uma estação ou chegando novas linhas de produtos, observe o seu estoque. Se o volume de produtos armazenados estiver alto, faça uma promoção para vendê-los e assim gerar dinheiro em caixa para adquirir os lançamentos dos fornecedores, que sabidamente atraem os consumidores à loja.

3. Não tenha estoques acima do que planeja vender

Produto em estoque, senão for vendido, pode sofrer desvalorização. Compre o necessário para a sua loja no período, baseado no histórico de outros anos e na projeção para o atual. Além disso, lembre-se de que estoque alto exige mais espaço de armazenamento e, em alguns casos, aumento do custo do aluguel.

4. Tenha tudo sob controle

Loja com controles digitais e eletrônicos é mais competitiva. Controles manuais podem apresentar erros e perdas. Por isso, tenha um software como aliado nesse processo.

5. Antecipe-se às datas comemorativas

Em datas de maior venda para a sua loja, aumente, se for o caso, o estoque para atender à procura. Nesses períodos, é melhor se prevenir e ter produtos disponíveis para venda, nem que para isso seja preciso fazer adaptações temporárias na sua estrutura (física). Tenha ciência de que você também precisará de maior capital de giro para isso, afinal é melhor ter produtos para vender do que perder vendas pelo baixo estoque.