Home > Notícias
24/04/2023

Inserção internacional: empresas dispõem de diversas soluções financeiras

Os palestrantes do Dinner Talking de abril - evento mensal da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha e Dois Irmãos | ACI-NH/CB/EV/DI - apresentaram informações importantes para empresas que pretendem iniciar a exportação ou já atuam no comércio internacional. O evento teve mediação de Mauro Slomp, integrante do Comitê de Internacionalização da entidade, patrocínio de Sicredi Pioneira e Conexo Logistics; e apoio de Sebrae RS.

“Há um estigma de que no comércio exterior tudo é difícil, mas não é necessariamente assim”, afirmou o diretor-geral da Conexo Logistics, Fabio Belau, na palestra desbravando novos mercados: o passo a passo para inserir sua empresa no comércio internacional. Conforme ele, o empresário deve questionar-se em relação a vários fatores antes de decidir-se por exportar. “Meu produto tem concorrência na exportação?” e “quero exportar para oportunizar o meu momento ou efetivar uma estratégia de negócios a longo prazo? são perguntas básicas que devem ser feitas e respondidas, segundo Belau.

O empresário – que fundou a Conexo Logistics há 33 anos, juntamente com sócios – também enfatiza que é necessário identificar (e aproveitar!) as melhores oportunidades no comércio internacional, como estudar mercados (países, preços e segmentos, por exemplo), conhecer regimes aduaneiros especiais, definir se vai trabalhar com marca própria, definir se a operação será por meio de representante, distribuidor, filial, joint venture ou internet, contratar uma assessoria em comércio exterior/despachante aduaneiro, ter parceiros financeiros e ter conhecimentos de comércio exterior.

“O Ministério da Indústria e Comércio dispõe de estatísticas históricas sobre o que o Brasil negocia com o mundo desde 1997 e diversos programas de capacitação que podem ser utilizados pelas empresas”, afirmou Fábio Belau, que sugere dar atenção especial a feiras e eventos internacionais, que abrem novos horizontes de negócios. “No mínimo, volta-se deles com pensamentos diferentes”, enfatizou.

Soluções financeiras
Na segunda palestra, Carlos Bruno, assessor de negócios internacionais da Sicredi Pioneira, apresentou uma série de soluções financeiras para empresas internacionais. O Adiantamento sobre Contrato de Câmbio (ACC) é o mais utilizado pelas empresas na fase pré-embarque, especialmente pelo custo médio de 8 a 10% ano, cerca de 1/3 do custo de outras soluções. “É concedido ao exportador em moeda nacional, por conta de uma exportação futura, de modo a financiar o processo produtivo da empresa, mediante celebração de contrato de câmbio”, explicou Bruno.

Outra solução é a Trava de câmbio, que serve para blindar a operação contra variações cambiais. “A finalidade é garantir o preço do câmbio (taxa) de um recebimento futuro. Os tomadores são pessoas jurídicas que realizem exportações, os prazos são conforme a exportação e os recursos são originários de linhas de crédito de bancos estrangeiros”, acrescentou.