Home > Notícias
25/02/2019

Gestão digital, uma necessidade real e urgente para médias e pequenas lojas

O diretor da Data System - empresa especializada em Software para lojas de calçados e roupas -, Alex Marques, apresentou as tendências digitais que se aplicam no varejo. De acordo com o executivo, nos próximos quatro anos 70% da força de trabalho será composta por millennials, que estão transformando o varejo devido ao seu comportamento de consumo.

O lifestyle dessa geração prioriza experiências como viagens e relacionamentos ao invés de propriedades; dá importância aos propósitos e aos valores das marcas. Se adaptar a esse novo consumidor é condição fundamental para os pequenos e médios empresários terem bons resultados.

Marques avalia a concorrência competitiva não somente aos lojistas que vendem os mesmos produtos, mas serviços e outros produtos itens como motos, celulares e promotores de viagens, por exemplo. Para enfrentar esses desafios, a tecnologia entra como fator decisivo. “O importante é ver a tecnologia de forma diferente, ver como ela te beneficiará, quais problemas ela solucionará”, orienta.

Entre as tecnologias citadas estão os aplicativos de celular (que podem ser utilizados pelos vendedores das lojas, para avaliação de desempenho, por exemplo, resultando num aumento da competitividade); análise de dados (o especialista adverte que o excesso de dados adia decisões e confunde as informações) e e-commerce (que só deve ser adotado depois que a loja se comunicar digitalmente com seus consumidores de forma adequada.).

Marques explica que a vantagem das pequenas e médias empresas sobre as grandes é a rapidez e agilidade na hora de realizar mudanças.