Home > Notícias
29/11/2022

Homenagem a Nestor de Paula

Um dos diferenciais da Mostra Glass Home 2022 é o espaço onde ela acontece, em um oásis no Centro de Novo Hamburgo. A área conta com 16 mil m² e é cercada de muita natureza, que originou o mote deste ano, “O Bosque”. Este espaço, que antes estava desocupado, pertence a Nestor Herculano de Paula e foi cedido pela família do empresário gaúcho que faleceu em 2004. O evento, que iniciou no dia 22 de outubro e se estende até o dia 18 de dezembro, busca reunir em um único espaço: arquitetura de alto padrão, tendências do mercado e tecnologias para a área da construção. Além disso, dentro de um dos 25 ambientes da Mostra, foi projetado um Memorial para De Paula, que relembra a trajetória do empresário.

O espaço criado para homenagear Nestor De Paula foi projetado por Daniela Corso, arquiteta indicada por Daise, uma das filhas do empresário. Para Daniela, o maior desafio foi a pesquisa. “Conhecer a vida e a obra de Nestor De Paula foi a principal tarefa. Resumir em um espaço de aproximadamente 16 m², vida, trabalho, família e legado, se mostrava uma missão nobre e muito amorosa. Exigiu dedicação e sensibilidade”, explicou a arquiteta. Para ela, o trabalho foi de arquitetura, de expografia e de curadoria. “Um período importante do projeto foi dedicado à pesquisa, a conversas e entrevistas com familiares e amigos próximos. E o mais precioso: ouvir as histórias de Diva de Paula, sua esposa”, completou Daniela. A profissional também visitou e coletou itens do memorial a ele exposto no IBTEC (Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos), também em Novo Hamburgo.

Para a execução do ambiente foram utilizados alguns recursos: o desenho do espaço e sua expografia, a presença de objetos que simbolizam vida e trabalho e recursos audiovisuais com filmes e locuções de discursos de Nestor de Paula. Entre os elementos que se destacam estão os recursos audiovisuais em projeção, o som ambiente com trilha original produzida exclusivamente para o filme e para o espaço, locuções, fotos e objetos. “Exploramos recursos de design gráfico e instalações de arte, como: o mobile com 40 placas de acrílico, onde foram reproduzidas imagens da vida de Nestor; a participação da artista visual Alessandra Lago, que reproduziu um sapato-florido, simbolizando o seu legado”, relatou Daniela. Outro objetivo que chama atenção dos visitantes é a luminária de teto, em espelho infinito e neon, que carregou a frase mais emblemática de Nestor: “tem gente atrás da máquina”.

Quem foi Nestor de Paula
Criador da Calçados Azaleia, Nestor Herculano De Paula nasceu em Novo Hamburgo, perdeu os pais cedo e teve uma infância humilde. Começou sua carreira sendo cobrador de ônibus e após, trabalhou em lojas de calçados. Junto de quatro sócios, fundou a empresa em 1959. Neste ano, já era noivo de Diva de Paula, com quem casou-se e teve três filhos: Daise, Daniel e Camila. A empresa, que iniciou em Parobé de forma simples, se tornou uma das maiores indústrias calçadistas que o Brasil já teve, sendo ele considerado um dos precursores do ramo no estado, onde construiu uma trajetória admirada no meio empresarial gaúcho. O empresário faleceu aos 66 anos, em janeiro de 2004 em Novo Hamburgo. Nestor de Paula deixou um legado de trabalho, humildade e honestidade.

SERVIÇO
Evento:
Mostra Glass Home 2022
Data: de 22 de outubro a 18 de dezembro
Horários: terça-feira a sábado: 14h às 20h30 e aos domingos e feriados: 14 às 20 horas
Funcionamento do restaurante: de terça-feira a domingo, a partir das 11 horas
Local: R. Almirante Barroso, 241 – Centro, Novo Hamburgo/RS


Realização: Grupo Glass, que também é criador da Revista Glass e do Glass Mall – shopping de arquitetura e decoração que está em obras na cidade e previsto para inaugurar este ano
Ingresso: R$ 50,00 a entrada inteira e R$ 25,00 a meia entrada. Ingressos podem ser adquiridos pelo site https://bit.ly/ingressosbosque2022 ou na bilheteria. Para quem quiser visitar somente o restaurante ou a quadra de beach tennis o acesso é gratuito