Home > Notícias
15/05/2019

Com alta da 5,5%, indústria gaúcha tem segundo melhor desempenho do país em 2019

A indústria do Rio Grande do Sul aumentou a produção em 5,5% no primeiro trimestre de 2019 em relação o mesmo período de 2018. Foi o segundo melhor resultado do país, atrás apenas do avanço de 7,8% do Paraná.

A pesquisa é do IBGE e foi divulgada no dia 8 de maio. A média nacional apontou retração de 2,2% na produção da indústria brasileira no período de janeiro a março.

Na variação mensal de março sobre fevereiro, a produção da indústria gaúcha também aumentou, após ter registrado queda na pesquisa anterior. O crescimento foi de 1%, com ajuste sazonal e um dos maiores do país também.

Em relação a março do ano passado, o crescimento foi de 3,4%. Para fechar, o acumulado de 12 meses traz um crescimento de 6,7% na produção do Rio Grande do Sul. Enquanto as indústrias gaúchas estão com todas as comparações positivas, a média nacional traz apenas retrações.

O resultado brasileiro vem sendo puxado para baixo por São Paulo, importante parque industrial do país e que pesa no cálculo do IBGE. Em março, inclusive, a indústria de veículos automotores daquele Estado mostrou queda devido às chuvas que alagaram os pátios das empresas localizados na região do ABC paulista.