Home > Notícias
17/03/2022

João Batista Vargas de Souza no comando do Sindicato de Calçados de Três Coroas

Ao assumir a presidência do Sindicato da Indústria de Calçados, Componentes para Calçados de Três Coroas/RS, SICTC, João Batista Vargas de Souza, empresário de 55 anos de idade frente à empresa calçadista Mulher Sofisticada, enxerga pela frente uma oportunidade de exercer uma gestão compartilhada, atendendo às necessidades do setor calçadista de Três Coroas da melhor forma possível.
João sabe que nos próximos três anos, o trabalho deverá ser desenvolvido em conjunto com as empresas: “buscar fortalecer as marcas e, claro, seus setores de vendas. Sempre lembrando das entidades que nos apoiam, como a Prefeitura de Três Coroas, além das feiras, que são muito importantes, e, claro, das nossas escolas (de sapateiro e modelagem)”, enfatiza ele.

Destaques
Em sua gestão, que irá até 2024, João deseja trabalhar alinhado aos setores comerciais das empresas. Para isso, quer dar destaque aos comitês de Gestão Vendas e Gestão Escolas. “Vamos fortalecer esses pontos, instruindo melhor nossos associados, por exemplo, com relação às mostras, qual a melhor forma de se apresentar aos clientes e vender seus produtos”, destaca.
Com relação às escolas, Vargas frisa que deverá buscar parcerias para fortalecer essas instituições e atender as empresas com relação à carência da mão de obra, que hoje é uma realidade nos mais diversos setores da indústria. “Queremos incrementar um trabalho forte para desenvolver as empresas com sustentabilidade, entregando valor agregado ao produto final, o calçado”, afirma ele.

Três Coroas Shoes
Um dos principais destaques hoje no SICTC, o projeto Três Coroas Shoes, tem como objetivo fortalecer a identidade do calçado produzido em Três Coroas, assim como a promoção comercial das marcas. Agregar valores através dos diferenciais, como qualidade, design, sustentabilidade e responsabilidade social às marcas, também é um constante desafio.
“O Três Coroas Shoes, criado em 2015 vem crescendo e ganhando visibilidade, especialmente através da sua presença constante nos principais eventos do setor calçadista, nas redes sociais e publicações direcionadas aos lojistas. Pretendemos buscar novas oportunidades, intensificando o projeto no mercado externo. Ainda, pretendemos trabalhar junto ao Comitê de Marketing TCS, a importância e o engajamento de todos os participantes”, informa.

Gestão
Para a sua gestão, João gostaria de envolver ainda mais os associados. A participação efetiva dos membros é fundamental para a evolução das empresas e da própria entidade. “Quando todos participam como um grupo, os objetivos são alcançados mais facilmente”, pensa João.
A gestão compartilhada, direcionada por temas é um dos pontos importantes desse momento do SICTC. “Já utilizamos esse modelo nas escolas e tem funcionado bem. Buscar as pessoas mais capacitadas, que têm competências em determinadas áreas é o ideal para um melhor aproveitamento de todo o sistema”, aposta.
“Em síntese, queremos desenvolver uma gestão madura, fazendo o melhor pela entidade e pelos associados, ouvi-los para tomarmos as melhores decisões. Estamos dispostos a trabalhar para que as empresas colham mais frutos e atinjam melhores resultados”, finaliza.