Home > Notícias
30/10/2018

Lançado o "Franquiês"

Já está disponível para download o e-book gratuito do “Glossário Brasileiro do Sistema de Franquias”, material redigido pelos membros-voluntários do GEF – Grupo de Excelência em Franquias, do Conselho Regional de Administração de São Paulo (CRA/SP). O Glossário, batizado simpaticamente por ‘Franquiês, o Idioma das Franquias’, traz desde termos mais comuns usados por franqueadores, franqueados, advogados e consultores especializados em franchising até verbetes técnicos e científicos.

“A intenção do Centro do Conhecimento do CRA/SP, que solicitou a criação do material ao GEF, foi ter um material bem variado e de fácil consulta, que possa servir, inclusive, de ferramenta educacional. A ideia é que franqueadores divulguem este Glossário aos seus franqueados e interessados na franquia, para que eles conheçam mais sobre o sistema de franchising. A divulgação do Glossário pelo franqueador, inclusive, ajuda a cumprir uma das exigências da Lei 8.955/94, que rege o sistema de franquias no Brasil, que trata da clareza nas informações passadas pelo franqueador ao franqueado, porque o Glossário explicita os termos técnicos muitas vezes pouco claros aos leigos”, explica Sidney Vitorino, coordenador do GEF.

Esta é a primeira iniciativa brasileira do gênero e foi publicada em artigo científico pela revista científica IJPB Review, da Universidade de Coruña (acessável pelo link: http://www.openaccessojs.com/index.php/JBReview/article/view/113). “É uma honra termos esse reconhecimento, que torna o material ainda mais importante”, orgulha-se o coordenador.

Quem quer conhecer o “Glossário Brasileiro do Sistema de Franquias” pode acessá-lo e-book, disponível aqui.

Sobre o GEF
O GEF – Grupo de Excelência em Franquias é um grupo formado por profissionais voluntários especializados em Franchising que dedicam tempo e conhecimento para disseminar boas práticas e fomentar o estudo sobre o sistema de franquias no Brasil. Criado dentro do CRA/SP – Conselho Regional de Administração de São Paulo, o GEF atua totalmente vinculado e sob a orientação do CRA, representando a entidade.