Expositores, parceiros e lojistas confirmam que a Couromoda é a
principal plataforma de negócios do segmento no primeiro semestre

O lançamento oficial da Couromoda 2023, na última sexta-feira, 13, em Novo Hamburgo, foi uma prévia do que será o grande encontro da indústria e do varejo de calçados entre os dias 16 e 18 de janeiro do próximo ano, no Expo Center Norte, em São Paulo, que marcará o início das comemorações dos 50 anos da feira.
No evento realizado na sede do Grupo Sinos, expositores, lojistas e dirigentes de entidades empresariais do Vale do Sinos destacaram a tradição da Couromoda e o otimismo em relação aos negócios que serão feitos nos três dias da feira, que há cinco décadas abre o calendário anual do setor coureiro-calçadista e determina o ritmo das atividades da cadeia produtiva do primeiro semestre.
Comandado pelo jornalista Mauro Moraes, responsável pela comunicação da promotora, o lançamento teve as presenças do fundador e presidente da Couromoda, Francisco Santos; do diretor-superintendente, Jorge Souza; do designer e empresário Jorge Bischoff; do diretor comercial da Dakota; Flávio Lamb; da coordenadora de Trade Marketing e Merchandising da Grendene; Gessica Moraes, do presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha; Diogo Leuck; do presidente Executivo do Instituto Brasileiro de Tecnologia para Couro, Calçados e Artefatos (IBTeC), Paulo Griebeler; do gerente do Escritório regional do Sebrae RS para os vales do Sinos, Caí e Paranhana, Marco Copetti; e do diretor-executivo do Sindicato das Indústrias de Calçados de Três Coroas, Juliano Mapelli, além de representantes de outras empresas expositoras, demais convidados e imprensa.
Além de conhecer as novidades da mais conceituada feira de calçados e acessórios de moda do país, os participantes também tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre gestão de marcas em ambiente digital, com Marcus Vinicius Tonin, consultor do Sebrae RS, que palestrou sobre o assunto.
O fundador e presidente da Couromoda, Francisco Santos, destacou os movimentos feitos pela direção da feira para que a edição de 2023 seja a melhor após a pandemia. “Acreditamos que teremos um evento de médio para grande porte em decorrência da retomada do consumo, que impacta nas operações do varejo e a produção da indústria em todo o país e das novidades que estamos preparando”, afirmou.
Para divulgação e promoção da feira de 2022, uma grande campanha de marketing está sendo colocada em prática a partir deste mês nas plataformas digitais. O Portal Couromoda e os perfis da feira nas redes sociais terão recursos extras e visitas serão feitas a grandes varejistas das principais capitais do país, para apresentar-lhes as novas ações e convidá-los a estarem em São Paulo novamente na segunda quinzena de janeiro de 2023.
Em seguida, o superintendente da COUROMODA, Jorge Souza, detalhou as iniciativas e projetos que serão implementados para incrementar a visitação da mostra, tanto de lojistas de todo o Brasil, quanto de compradores internacionais. "Além de aumentar, queremos qualificar a visitação", definiu.
São Paulo, Grande São Paulo e os estados da Região Sudeste – responsável por 56% do PIB do país – terão atenção especial da direção da feira, que também vai ampliar as atividades do Comitê Couromoda de Varejo, formatar uma edição especial do Fórum Couromoda, ciclo de palestras que oportuniza atualização dos participantes em diferentes áreas, e reforçar o trabalho com parceiros de mídia, como o Grupo Sinos, que publica sete jornais, entre eles o Exclusivo e NH, e duas revistas e tem grande atuação nas redes sociais.
Francisco Santos também agradeceu ao diretor do Grupo Sinos, Fernando Gusmão, por sediar o evento e pela parceria de cinco décadas com a Couromoda. “O Jornal Exclusivo e Revista Lançamentos têm uma ligação muito forte com o setor coureiro-calçadista e a Couromoda, que reconhecemos, há alguns anos, com a apresentação, num espaço nobre, de todas as capas das edições do Exclusivo até então realizadas”, lembrou.
“É uma alegria receber todos em nossa empresa”, disse Fernando Gusmão, que sucedeu o tio, Luiz Fernando Gusmão, há alguns, no comando dos dois veículos e atualmente é o presidente da diretoria-executiva da empresa.
Melhor edição em 50 anos
Neto de um ex-fabricante de calçados em Novo Hamburgo, o presidente da ACI, Diogo Leuck, disse que a Couromoda é mais que uma feira de calçados - É um grande evento que vende sapatos, integra pessoas e promove o desenvolvimento de regiões em todo o Brasil. “Contem sempre com a ACI e com o Sebrae RS, que realizam um trabalho magnífico em conjunto, que é a promoção do Estação Moda RS, através do qual micro e pequenos fabricantes de calçados, bolsas e artefatos têm acesso ao mercado e realizam negócios com varejistas de todo o país e importadoresde vários países”, afirmou.
Leuck define a Couromoda 2023 como uma oportunidade única para indústria e varejo retomarem as suas atividades e que a ACI e seus associados calçadistas estão engajados nas ações de promoção. “Vamos fazer em 2023 a melhor edição da feira nos seus bem-sucedidos 50 anos”, enfatizou o presidente da ACI.
O gerente regional do Sebrae RS, Marco Aurélio Copetti, destacou a confiança inquebrantável da instituição na Couromoda e sua capacidade de gerar resultados exuberantes às empresas que participam da feira. “Apesar das turbulências que atingiram a todos, a Couromoda mantém-se firme e bem-posicionada, sendo um evento de relacionamento e negócios que impacta as atividades de milhares de players do varejo, da indústria e de outros segmentos”, explicou, acrescentando que micro e pequenas empresas já estão sendo preparadas para o Estação Moda RS da Couromoda 2023.
Paulo Griebeler, presidente executivo do IBTeC, lembrou da Fábrica Modelo que a instituição e parceiros realizaram na Couromoda, durante vários anos, e disse que a entidade que dirige também está completando 50 anos.
Representando o varejo de calçados, o lojista Raul Viega da Rocha, diretor da rede de lojas Radan, disse que fazer 50 anos é motivo de orgulho e que lojistas necessitam da Couromoda para consolidar relacionamentos, fazer pesquisas e fechar pedidos aos fornecedores. “Parabéns à Couromoda por continuar forte e obrigado por nos receber tão bem todos os anos”, disse.
Parceiro da Couromoda há décadas, o designer e empresário Jorge Bischoff lembrou do convite que Francisco Santos lhe fez, ainda nos anos de 1980, quando atuava como estilista, simultaneamente, de cerca de 30 empresas, para participar da feira internacional GDS, na Alemanha, que lhe rendeu grande experiência e o motivou a criar sua própria marcas, anos mais tarde.
Bischoff, falando em nome dos expositores, também recordou das visitas habituais do ex-diretor do Jornal Exclusivo e Revista Lançamentos, Luiz Fernando Gusmão, que resultavam, nos dias seguintes, em reportagens nos dois veículos e também no Jornal NH. “Se cheguei a este momento como uma marca consolidada e uma rede de franquias em todo o país, é porque sempre estive presente à Couromoda. Obrigado por terem incentivado a minha carreira”, concluiu.
Longevidade
Durante o lançamento da Couromoda em Novo Hamburgo, Francisco Santos também incentivou os fabricantes de calçados a desenvolverem linhas destinadas a pessoas com 60 anos ou mais. “O segmento reúne 55 milhões de pessoas em todo o país, 30 milhões das quais são mulheres, e é responsável por 42% das vendas do varejo no país”, informou Santos, destacando que o Grupo Couromoda, através da feira Longevidade, firmou convênio com a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) e a Associação dos Lojistas em Shopping (Alshop) para realização da Silver Week (Semana de Prata), de 29 de setembro e 09 de outubro de 2022, para concessão de descontos especiais a pessoas que integram o público 60+. Serão 620 shoppings e 120 mil lojas participarão da promoção.
Entre os dias 29 de setembro e 01º de outubro, a feira Longevidade terá uma nova edição em São Paulo, no Centro de Convenções Rebouças, com mais de cem expositores e mais de 200 palestras/atividades em cinco auditórios.
OUTRAS PRESENÇAS ILUSTRES

Jéssica Moraes (Grendene) / Lucas Kern e Juliano Mapelli (SICTC – Três Coroas/RS) / Bárbara Albrecht e Carolina Fazenda (Petite Jolie)

Aliana Maciel (Sebra-RS) e Margareth Becker (Catri Bolsas) / Carlos Hoffmeister (Beira Rio) / Mônica Rodrigues (Movimento Fashion)

Franco Mantovani e Marcos Zanelatto (Server) / Alex Ferreira (Chefe de Gabinete do Deputado Federal Lucas Redecker) / Rogério Dreyer
Marketing Digital
Encerrando o encontro, Marcus Vinícius Tonin, do Sebrae RS, fez uma pocket palestra sobre Gestão de Marcas (Branding) em Marketing Digital. Formado em Marketing pela Universidade de Caxias do Sul, com especializações em Gestão de Marcas (Branding) e em Marketing Digital, e professor na mesma instituição, ele é Diretor da Candoo Comunicação e Branding e criador do Marketeiro Confesso, projeto digital que visa disseminar conteúdos relacionados ao Marketing para entusiastas do assunto.
O especialista diferenciou o marketing e marketing de conteúdo citando uma definição elaborada por Robert Rose, diretor de estratégia da The Content Advisory: "Marketing é dizer ao mundo que você é um rock star. Marketing de conteúdo é mostrar ao mundo que você realmente é um".
Entre outros temas, ele elencou os 6 passos práticos para organizar o plano de marketing digital, que consiste em definir quem (responsável pelo conteúdo), onde (que plataformas serão escolhidas), quanto (número de ações), quando (dias da semana para as ações), o que (assuntos para cada dia) e como (formato do conteúdo). "Não se trata de fazer marketing digital, trata-se de fazer marketing em um mundo digital", concluiu.