Com base em Portugal, a marca de calçados de borracha Lemon Jelly lança o projeto "Closing the loop", que tem como conceito a ideia de que nada é destruído, mas sim transformado. Agora, quem tem um par de botas da marca fora de uso pode considerar a opção de reciclá-lo: a empresa está coletando pares usados para transformá-los em novos a partir de um processo de trituração e reciclagem do material.
Por enquanto, todos os clientes que devolverem as botas recebem um voucher de desconto de 10% para utilização em futuras compras: "A Lemon Jelly sabe que os primeiros passos necessitam sempre de um empurrão especial e, por isso, as primeiras 50 devoluções terão uma recolha gratuita. Todos os calçados podem ser devolvidos na loja online, ou em uma das lojas parceiras", divulgou a marca.
A sustentabilidade sempre foi uma das palavras-chave da Lemon Jelly, que está empenhada em reduzir o impacto ambiental no planeta, contribuindo para um modelo circular na indústria calçadista. Recentemente, seu propósito foi reconhecido pelo prêmio Sustainable Fashion Awards 2020, na categoria Best Carbon Footprint Initiative.