Home > Notícias
15/07/2021

Lojista Antoniel Lordelo, da Azul Calçados, garante que feiras são essenciais no relacionamento entre varejo e indústria

“Já estamos com saudades do encontro que anualmente tínhamos com fabricantes e colegas lojistas na Couromoda. O relacionamento é superimportante e a feira nos proporciona isso, além de conhecermos os lançamentos de calçados e acessórios para o outono-inverno de centenas de marcas.”

A afirmação é de Antoniel Marrachine Lordelo, diretor do Grupo Azul Calçados, com sede em Itu/SP e lojas franqueadas na região, além de franquias da Democrata e da Usaflex em outras cidades.

Para ele, feiras são como vitrines em que os lojistas podem ver um grande número de marcas reunidas e continuam relevantes para o varejo. Por isso, em janeiro, juntamente com a sua equipe de compras, estará novamente presente à Couromoda para reencontrar amigos e fornecedores e realizar negócios.

Retomada e expansão
O segundo semestre será um período de retomada e expansão para o Grupo Azul Calçados, com sede em Itu/SP. Em agosto, duas novas lojas serão inauguradas. No dia 05, uma unidade exclusiva Democrata abre as portas no Miramar Shopping, em Santos/SP, para atender tanto à população santista quanto aos milhares de turistas que visitam a cidade. Será a segunda operação da conceituada marca de calçados masculinos do grupo, que já possui uma loja no Shopping Iguatemi, em Sorocaba/SP, e planeja implantar outras ainda este ano, uma das quais em Jundiaí.

No final do mês, uma nova franquia Usaflex começa a receber clientes na Vila Leopoldina, em São Paulo. Com ela, o grupo terá dez operações da franquia gaúcha.

Até setembro, será finalizado o projeto de reformatação da Azul Calçados, que vai ampliar a atuação como franqueadora. A marca – criada em 1990 – já possui franquias no formato multimarcas em várias cidades, no interior de São Paulo, onde recebe pedido de abertura de novas unidades.

“Estamos acreditando muito numa identificação ainda mais forte com o consumidor através de franquias”, afirma o diretor Antoniel Marrachine Lordelo. Apesar de priorizar a expansão através de franquias, Antoniel enfatiza que vai manter e qualificar as lojas franqueadas Azul Calçados nas cidades onde atua, que, assim como todo o varejo calçadista brasileiro, foram impactadas pela pandemia.

“Ainda estamos olhando para o retrovisor para 2019, último ano em que tivemos bom desempenho. No entanto, acreditamos numa retomada nos meses seguintes, mesmo sem saber em que velocidade ela se dará”, explica.

O lojista do interior paulista avalia que, se em 2020 os setores alimentício e de construção tiveram crescimento pelo fato de as pessoas terem sido obrigadas a ficar em casa, consumindo mais alimentos e até fazendo pequenas reformas, 2021 será o ano do varejo de moda e do setor turismo recuperarem as forças e voltarem a crescer.

“Com a vacinação em massa, as pessoas vão voltar a viajar pelo país, movimentando hotéis, restaurantes e o comércio de roupas e calçados. É nessa previsão que baseamos as nossas expectativas de retomada das vendas”, destaca.