Home > Notícias
11/01/2022

Mara Spina lidera a ABIACAV

Mara Spina é a nova presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Artefatos de Couro e Artigos de Viagem (ABIACAV). Ter uma mulher como presidente é apenas mais um dos sinais de que a Associação está iniciando uma nova fase: mais arrojada, voltada a novas experiências e focada no associativismo. Paulista, Mara é designer e artista plástica, criadora de uma marca homônima de acessórios em couro.

Ampliar esse engajamento foi uma das motivações para Mara se candidatar ao cargo. “Ter a possibilidade de fazer uma gestão não só para fabricantes, que há 40 anos fundaram essa Associação, mas também por um maior engajamento entre os diversos tipos de empresas que compõem o nosso quadro associativo”, explica.

A presidência é só mais uma etapa de um longo trabalho junto à Entidade. “Faço parte da diretoria há vários anos e pude acompanhar e participar de muitos projetos como Feiras, Substituição Tributária e o desenvolvimento da ABIACAV como uma Associação mais abrangente, que hoje atinge mais empresas do segmento, atacadistas, grandes varejistas e importadores”.

A respeito das principais dificuldades que o setor encara, a nova presidente dá destaque para as taxas tributárias, que têm impactado o preço dos produtos, e a dificuldade de acesso ao crédito barato para a produção.

Destacando que a pandemia ainda não acabou, ela lembra as inúmeras adversidades enfrentadas pelo setor. “As dificuldades foram muito grandes neste período, mas os empresário vem enfrentando com muita coragem. Na minha opinião esse período pode ser resumido em muita resiliência, criatividade e esperança.”

Como presidente, Mara Spina pensa em ampliar a participação da ABIACAV em feiras, redes sociais e quem sabe criar um e-commerce para os associados, além de dar continuidade aos projetos que já estão em andamento atualmente e buscar parcerias com entidades do setor, aumentando a representatividade da Associação. “Queremos reunir empresas que trabalhem juntas com o objetivo de trocar experiências na busca de soluções e conquistas.”