Home > Notícias
29/10/2020

Importantes marcas brasileiras ampliam mercados participando da Micam Milano Digital Show

A tradicional feira italiana Micam Milano ocorreu de forma presencial – e muito bem-sucedida – entre os dias 20 e 23 de setembro. Mas os parâmetros de segurança e prevenção ao novo coronavírus motivaram a extensão do evento para uma plataforma digital, que se estende de 15 de setembro até 15 de novembro, com a participação de importantes marcas brasileiras.

Criada em parceria com a NuOrder, a Micam Milano Digital Show é palco para as empresas Killana, Democrata, Usaflex, Ferracini, Luz da Lua, Adrun, Andacco, Andine, Jorge Bischoff, Cocco Miami, Ghetz, Tabita, Cristófoli e Guilhermina, que recebem apoio da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) por meio do Brazilian Footwear, programa mantido pela entidade em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

"A participação, importante que se diga, não se restringe ao subsídio financeiro, mas também inclui todo o suporte e atendimentos das necessidades das marcas durante a exposição", relata a coordenadora de Promoção Comercial da Abicalçados, Letícia Sperb Masselli.

Ela explica que a pandemia impulsionou o andamento do processo de digitalização do mercado, e é fato que os calçadistas estão mais engajados em ações digitais como esta, com o objetivo de manter e ampliar a atuação no mercado internacional. "Consumidores em geral e empresas descobriram a importância da atuação no ambiente on-line, algo que hoje não é mais um diferencial, mas uma necessidade de sobrevivência", pontua a gestora.

Alcance qualificado
Para favorecer o desempenho do calçado brasileiro na plataforma da feira, foi realizado o envio de newsletter para um mailing qualificado de mais de 60 mil compradores. Além disso, a própria Micam fará um disparo específico sobre os expositores brasileiros para os compradores cadastrados.

"Importante frisar que a presença na plataforma, por si só, aumenta o alcance em termos de compradores. Estima-se que a NuOrder, plataforma na qual a Micam Milano está hospedando a feira, possua mais de 500 mil compradores cadastrados", destaca Letícia. A expectativa de resultados inclui também a manutenção e ampliação de mercados, especialmente nos Estados Unidos e Europa.

Expansão internacional
O gerente de Exportação do Bischoff Group, Henrique Galhego, conta que a empresa já comemora bons resultados com a participação das marcas Jorge Bischoff e Loucos & Santos na plataforma. "A experiência está se mostrando bastante positiva pelo ponto de vista da visibilidade e prospecção. As respostas dos clientes ao nosso espaço virtual foram muito rápidas, com o interesse de mercados muito importantes, como Estados Unidos, Inglaterra, França e Hong Kong", avalia.

O CEO da companhia, Jorge Bischoff, completa que a participação na Micam Digital se soma aos diversos esforços implementados pelo setor de exportação. "Mesmo em meio ao cenário turbulento do ano, estamos conquistando excelentes resultados no ambiente externo. Podemos comemorar a expansão em 10 mercados da carteira que trabalhávamos e a entrada em 12 novos neste 2020. Entre eles, destaque para clientes na Itália, Emirados Árabes, Arábia Saudita, Taiwan, Holanda e Canadá", detalha Bischoff.

Estreia positiva
Desde 2016 presente nas edições da Micam, a Usaflex investe na importância do evento para a marca no exterior, com relevante volume de negócios gerados e visibilidade a nível global. As restrições das viagens internacionais não possibilitaram a participação na mostra física neste ano, mas o gerente de Exportação Jefferson Rodrigo Berz identifica vantagens e acredita na continuidade da plataforma.

"A Micam Digital Show está sendo nossa primeira experiência em feiras virtuais internacionais, apresentando resultados positivos. Estamos gerando novos negócios e captando clientes para a marca em mercados que tradicionalmente não atendem presencialmente a feira. Acreditamos na perenidade da plataforma, que deverá somar à mostra presencial", opina o gestor.