Home > Notícias
18/04/2017

Marcas calçadistas conquistam Selo de Excelência em Franchising

Um grupo de 16 empresas do setor calçadista está entre as que conquistaram o Selo de Excelência em Franchising (SEF) 2017, concedido pela Associação Brasileia de Franchising (ABF). A premiação ocorreu no último dia 7, em São Paulo, e destacou 204 marcas. Em sua 27ª edição, o SEF reconhece a qualidade e excelência das redes franqueadoras e visa estimular sua evolução no mercado por meio da valorização das melhores práticas.

Na categoria Máster, as agraciadas são Arezzo, Carmen Steffens, Mr. Cat e Santa Lolla. Na categoria Sênior, Bibi, Capodarte, Clube Melissa, Havaianas, Jorge Bischoff, Schutz e World Tennis. Já na categoria pleno, destacaram-se as marcas Artwlak, Dumond, Lojas Calcci, Outher. Shoes e Tennis Express.

A pesquisa realizada com os franqueados das marcas inscritas revelou que as redes que conquistaram o selo em 2017 dedicaram-se intensamente ao fortalecimento da relação franqueador – franqueado e trabalharam ainda mais próximas de seus parceiros de negócios, com foco apurado nos indicadores de performance das unidades. Essas marcas investiram ainda mais na consultoria de campo, nas ferramentas de marketing e nas redes sociais com o objetivo de ficarem mais próximas dos consumidores e dos franqueados.

“2016 foi o ano de fazer mais com menos, o que levou as redes chanceladas a estreitar ainda mais os laços com seus franqueados, intensificar a renegociação com seus fornecedores, rever processos, lançar mão de novos formatos e novas estratégias, enfim, essas marcas tiveram ouvidos e olhares mais atentos e apurados a tudo e foram mais ágeis na tomada de decisão”, observa o presidente da ABF, Altino Cristofoletti Junior.

O SEF é dividido nas categorias Pleno, Sênior e Máster, de acordo com o número de unidades franqueadas e o tempo de atuação da franqueadora no mercado. Na Categoria Pleno, estão as marcas com pelo menos dez franqueados e dois anos de operação no franchising. As marcas classificadas na Categoria Sênior são aquelas com, no mínimo, 30 franqueados e cinco anos de atuação no mercado. Por fim, a Categoria Máster reúne as redes de maior porte e mais maduras do franchising brasileiro. São marcas que contam com 60 ou mais franqueados e possuem mais de 10 anos de atuação no mercado.

Troféu especial
Desde o ano passado, a ABF homenageia com um troféu especial as marcas detentoras de selos por vários anos. Nesta edição, por 15 chancelas em 2017, na versão prata, Arezzo e World Tennis foram destacadas. Por dez chancelas, na categoria bronze, a Carmen Steffens foi premiada.

Confira a lista das marcas calçadistas que conquistaram o Selo de Excelência em Franchising 2017:

MÁSTER
Arezzo, Carmen Steffens, Mr. Cat e Santa Lolla

SÊNIOR
Bibi, Capodarte, Clube Melissa, Havaianas, Jorge Bischoff, Schutz e World Tennis

PLENO
Artwalk, Dumond, Lojas Calcci, Outher. Shoes e Tennis Express