Home > Notícias
09/08/2018

Marco histórico do calçado

Couromoda e Francisco Santos se identificam positivamente. Inspiração, coragem, determinação e grandiosa capacidade de relacionamento marcaram a personalidade do criador e consequente sucesso do empreendimento que comemora 45 anos de existência. Os resultados da empresa têm sido extraordinários em todo esse tempo e desde a histórica primeira feira no Rio de Janeiro, em 1975. Dali partiu para São Paulo e, sem parar, foi alcançando o mundo em mais de uma centena de feiras em grandes cidades da América, Europa e Ásia.

Como jornalista, estive junto em várias, começando por São Paulo, em 1980, e seguindo adiante, de microfone em punho, transmitindo e testemunhando a presença e o protagonismo da Couromoda na promoção do calçado brasileiro. Foram incontáveis e elegantes centros da moda, como em Paris, Milão, Düsseldorf, Miami, Hong Kong e outros, época de ouro do calçado brasileiro.

E mesmo depois dos anos 90, da incontrolável expansão dos asiáticos, engolindo mercados internacionais que eram nossos, o Brasil não se intimidou. Ao contrário, recorreu à qualificação dos produtos e manteve sua liderança no Ocidente, guardando fartura da matéria-prima, melhorando tecnologias e se salientando pela criatividade dos seus produtos acabados. E a Couromoda sempre presente na área da promoção.

Influência
Outro fator da grandeza da empresa foi sua influência na criação das inúmeras associações calçadistas que foram surgindo no país. Já suas concorridas exposições anuais durante o verão em São Paulo passaram a integrar o calendário dos mais importantes eventos da indústria da moda do setor no Brasil e no continente sul-americano, atraindo milhares de empresários brasileiros e estrangeiros, além das ilustres visitas das autoridades públicas do país.

Enfim, celebramos marcante efeméride de uma verdadeira instituição promotora dos mais qualificados produtos do couro, como calçados, bolsas, cintos, acessórios etc, essenciais produtos de nosso uso diário.

E, na origem de tudo, o jovem que saiu do interior gaúcho como fotógrafo, vindo a tornar-se, ainda cedo, o construtor de um conceituado empreendimento nacional da moda do setor. Ao se lado, a competente Waleska Santos, sua companheira. E também os filhos, que, pouco a pouco, vão assumindo o vitorioso legado. Parabéns Francisco Santos, família e colaboradores!

Lasier Martins
Senador da República pelo RS
Jornalista, foi líder de audiência no Estado pelo Grupo RBS