Home > Notícias
23/09/2020

Mentor e designer Ramão Reichert desenvolve inovador projeto sobre 'perfil comportamental do empreendedor'

Ramão Reichert - pesquisador, diretor criativo e gestor de marcas há 31 anos no mercado da moda, varejo, pesquisa e consumo - está com um novo projeto em andamento. Ele promove uma série de lives sobre empreendedorismo e varejo todas as quinta, às 21, e prepara terreno para seu novo projeto que visa qualificar e capacitar gestores, em especial os da área de varejo.

Conforme Ramão, o foco principal da iniciativa está na 'Avaliação de Perfil Comportamental do Empreendedor(a)', uma nova e exclusiva metodologia de avaliação de perfil comportamental para ser utilizada no empreendedorismo e não mais somente para contratar. "Por intermédio dela, você conhece competências, explorando de forma coesa suas soft skills (competências comportamentais) e hard skills (competências técnicas/criativas)."

Especialista em pesquisa de tendências de comportamento, Ramão explica que a ideia do projeto é a de unir alinhamento comportamental, experiência e conhecimento técnico com o DNA de empreendedor de cada pessoa. "O objetivo é mostrar de forma clara e simples qual o seu perfil comportamental mais evidente. É saber quais são suas características que geram maior fortalecimento de autoridade - empowerment", detalha.

"Assim como todos nós temos nossos documentos, e eles nos identificam, todos deveríamos também ter o domínio do próprio perfil comportamental. Saber e fazer a gestão dele nos coloca um passo à frente em direção ao futuro, talvez o principal", complementa.

A avaliação comportamental está disponível gratuitamente por tempo limitado neste link.

Ramão, entretanto, ressalta que identificar sua matriz posicional é só o primeiro passo. É necessário, então, desenvolver e aperfeiçoar as valências e mitigar as imperfeições e limitações naturais.

"Importante saber que existe uma dominância de um '´perfil comportamental, mas possuímos características dos outros perfis também´, pois ninguém chega a ser predominantemente 100% de um único perfil. Com isso, é possível desenvolver autonomia consciente dos atos, potencializar os aspectos comportamentais mais positivos, aqueles que impulsionam a carreira e empreendedorismo. Ao mesmo tempo, decodificamos possíveis comportamentos limitantes, aqueles que podem ser uma grande barreira para alcançar os objetivos e metas", conclui Ramão.

TIPOS DE PERFIL EMPREENDEDOR(A)

Empreendedor Criativo(a)
São verdadeiramente artistas, mas não necessariamente no sentido típico. Usam a estética e o design para transcenderem limitações convencionais. São inspirados através de conexões com pessoas, ambientes e culturas, isto é, seu entorno e aquilo que os tocam.i

Empreendedor Gestor(a)
Acima de tudo, é aquele individuo que sempre obtém resultados. Tem muita coerência na sua forma de agir, consegue levar o grupo ao propósito elencado, mas, sobretudo, à sua maneira, ou seja, a tomada de decisão pode acontecer de forma isolada e individual.

Empreendedor Científico(a)
Voltado para achar a perfeição, a técnica e sucesso no processo ou pesquisa, visando algo que possa ser aplicado em outros contextos da mesma forma. Somado a isso, sua busca visa resultado, com um senso de urgência moderado, uma vez que o interesse está na precisão e qualidade do trabalho.

Empreendedor Realizador(a)
Aquele que visa resultado, mas pondera suas ações em conjunto com os demais. Essas, principalmente, relevam o seu grupo, pois neste se percebe atuante, incentivador e com importância.