Home > Notícias
01/12/2022

MNC lança livro sobre a história do calçado

A produção do calçado envolve uma combinação de linhas, formas, cores e materiais capazes de identificar, através do design, aspectos sociais, econômicos, tecnológicos e imateriais, estimulando a criatividade e a emoção. É nessa capacidade semiótica de coisificar o intangível que o calçado se transforma não só em um item de proteção, mas, também, em um item de fetiche.

Para mostrar a evolução do calçado, o Museu Nacional do Calçado (MNC) lança nesta terça-feira, 29, o livro Aos Seus Pés – Percorrendo a História do Calçado. O evento, realizado no Museu, localizado no Câmpus I da Universidade Feevale, conta, também, com o lançamento do novo site do MNC: mncalcado.com.br.

De autoria de Cleber Prodanov, Camila Brum e Ida Helena Thön, o livro destaca o acervo do Museu Nacional do Calçado, focando desde a trajetória do sapato até a sua compreensão como item de fetiche. Repleto de imagens, cores e formas, a obra traz a contextualização histórica e evolutiva do calçado, a definição de diversos modelos e suas características e, ainda, a análise do calçado como um item de sedução.

O livro está sendo lançado em cópia física e digital, podendo ser acessado no site do Museu, onde também há um formato acessível a pessoas com deficiência visual. Essas poderão escutar o conteúdo e as descrições das imagens, podendo selecionar determinado capítulo ou ouvir do início ao fim. A obra será disponibilizada, em ambos os formatos, a escolas e instituições profissionalizantes do calçado.

O site do Museu, por sua vez, foi desenvolvido pela agência Escape, que utilizou características visuais do antigo site em uma nova estrutura e design. As inspirações baseiam-se em uma estética minimalista, valorizando as áreas de respiro e a organização do conteúdo. A ideia é levar o visitante a conhecer o Museu e sua história, seja através da linha do tempo, do acervo ou das exposições, criando uma extensão do físico para o online. No espaço também constam imagens 360º dos calçados que ilustram a obra.

O livro e o site integram o projeto História do Calçado, viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com financiamento do Sistema Pró-Cultura RS. O projeto tem patrocínio da Openfield, apoio da Universidade Feevale e realização da Simples Assim e do Museu Nacional do Calçado.

Sobre o livro
Dividido em quatro partes, o livro Aos Seus Pés – Percorrendo a História do Calçado está organizado para guiar o leitor através da apresentação de sapatos icônicos do Museu Nacional do Calçado. A primeira parte contextualiza a história do calçado, desde o seu surgimento até o final do período Vitoriano, mostrando importantes evoluções tecnológicas e culturais inerentes aos calçados, bem como sua função social.

A segunda parte aborda o período Moderno, caracterizado através da moda e do design. Essa seção é ilustrada por um acervo que marca cada uma das décadas do século XX, bem como seus fatos sociais, políticos e culturais que, por sua vez, se traduzem em diferentes calçados, materiais e acabamentos.

Na terceira parte encontram-se os principais modelos existentes de sapatos. Aqui, suas funções práticas e simbólicas são caracterizadas, incluindo detalhes técnicos. A quarta parte, por sua vez, apresenta exemplares exóticos, capazes de despertar diferentes emoções relacionadas ao fetiche humano. Essas podem ser mais ou menos veladas, por meio de decotes de cabedais, formato de saltos, escolhas de texturas e outros detalhes de construção, que fazem do calçado um item de sedução da produção cultural.